Secretária Lucinha Barbosa participa de ato contra juros altos em Brasília

Titular da Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT destacou a responsabilidade coletiva para a reconstrução do país

Lucinha Barbosa, titular da Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais - Foto: Jonas Santos

A secretária nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do Partido dos Trabalhadores, Lucinha Barbosa, participou da manifestação contra os juros altos realizada nesta terça-feira (21), em Brasília.

Os atos contra a taxa de juros de 13,75% imposta pelo Banco Central, organizado pela CUT e demais centrais e pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, além de outros movimentos populares, ocorreram em várias regiões do país.

Na capital federal, o protesto contra a atual política monetária do BC foi realizado em frente à sede do banco, na capital federal e contou com a participação de lideranças sindicais e parlamentares do PT e de partidos progressistas.

Durante o ato em Brasília, a secretária Lucinha Barbosa reforçou a responsabilidade coletiva de reconstrução do país, que passa pela atuação de instituições públicas como o Banco Central.

“Nós temos a tarefa de reconstruir o país, que não é só do presidente Lula, mas também das organizações populares e da sociedade e, principalmente, das instituições públicas. E o papel que o Banco Central cumpre nisso é de suma importância, porque não pode ter uma taxa de juros que afete a população brasileira. Então aqui é um chamamento para a responsabilidade, claro que tem que haver responsabilidade fiscal, mas também a responsabilidade para vencer a fome e gerar emprego e renda. E para isso o Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras está junto nessa caminhada de reconstrução nacional”, enfatizou ela.

A participação das frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e dos movimentos populares em mobilizações sociais, como as que ocorreram em todas as regiões do país pela queda dos juros da taxa Selic, foi reforçada durante encontro no dia 2 de março de 2023, que teve a participação de mais de 500 lideranças de movimentos sindicais e populares, organizações da sociedade civil e partidos políticos.

No evento foi tirado um calendário de atividades para a participação efetiva das organizações:

  • 21 de março: DIA DE LUTA POR JUROS BAIXOS! Fora Campos Neto
  • 1 de abril: Ditadura nunca mais! Pelo direito à Memória e a Verdade
  • 7 de abril: Dia Mundial da Saúde
  • 1 de maio: Dia do Trabalhador (Ato Nacional no Vale do Anhangabaú)


Secretaria Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais/PT

PT Cast