Smad-PT lamenta morte de Bernadete Pacífico, líder quilombola

Mãe Bernadete era uma defensora incansável da justiça e dos direitos das comunidades quilombolas

Site do PT

Nota de pesar pelo falecimentode Galdino Patrus Ananias, irmão do deputado federal Patrus (PT-MG)

É com muita tristeza que lamentamos o falecimento de Maria Bernadete Pacífico, líder do Quilombo Pitanga dos Palmares, Yalorixá e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial de Simões Filho, Bahia, cruelmente assassinada na noite desta quinta feira, 17 de agosto.

Mãe Bernadete era uma defensora incansável da justiça e dos direitos das comunidades quilombolas. Liderava uma associação de agricultores responsável pela produção e venda de alimentos. Sua luta pela igualdade, respeito e reconhecimento das tradições afro-brasileiras deixou uma marca inesquecível na cidade de Simões Filho e em toda a região. O Quilombo Pitanga dos Palmares, sob sua liderança, representava um símbolo de resistência e preservação da cultura afro-brasileira, que conta com cerca de 289 famílias, e uma área de 854,2 hectares.

A comunidade é um exemplo de força e união, desempenhando um papel fundamental na proteção e preservação do meio ambiente, mantendo uma relação harmoniosa com a natureza,  conservando os recursos naturais em seus territórios, atuando como guardiões da biodiversidade, zelando pelos ecossistemas valiosos e contribuindo para a manutenção do equilíbrio ambiental. Eles possuem um profundo entendimento dos ciclos naturais, das plantas medicinais, das técnicas agrícolas e do manejo dos recursos naturais, transmitidos de geração em geração.

A perda de Mãe Bernadete é uma tragédia que nos entristece profundamente. Sua dedicação e coragem serão lembradas como um exemplo a ser seguido. É fundamental que as autoridades investiguem esse crime com urgência e levem os responsáveis à justiça.

Neste momento de dor, expressamos nossas mais sinceras condolências à família carnal e espiritual de Mãe Bernadete, aos amigos, à comunidade do Quilombo Pitanga dos Palmares e a todos aqueles que foram impactados por sua partida prematura. Que sua memória seja um farol de inspiração para continuarmos lutando por um mundo mais justo e igualitário, e que os orixás a recebam com o amor que ela sempre expressou.

Nossas  condolências,

Saulo Dias Kalunga
Secretário Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento
Partido dos Trabalhadores

PT Cast