Smad abre inscrições para curso de formação com início em maio

Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento e a Secretaria de Formação abrem inscrições para curso gratuito e on line para todo o país

O curso de formação da Secretaria Nacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento está com inscrições abertas até dia 18 de maio. Todas as pessoas interessadas podem desfrutar da oportunidade, incluindo não filiados. Elaborado em parceria com a Fundação Perseu Abramo e Secretaria Nacional de Formação, as aulas terão início em 19 de maio, com aula inaugural transmitida via internet.

 

“No mínimo 12 estados vão participar da formação, o que é muito positivo. O curso é de base, para uniformizar o conhecimento da militância. Portanto abordaremos a história do Brasil, neoliberalismo e, claro, questões específicas de nossa pasta, como Unidades de Conservação e Povos Tradicionais. Mas, o mais importante, é que as pessoas entendam que nossa Secretaria não se resume ao conservacionismo: estamos discutindo um novo modelo de desenvolvimento para o Brasil. E isso a gente espera poder compartilhar com todos que fizerem o curso”, afirma o Secretário Nilto Tatto.

O curso que terá conteúdo disponibilizado pelo site da Fundação Perseu Abramo, prevê dois (ou mais) encontros presenciais de acordo com a organização de cada secretaria estadual. “É preciso respeitar as regionalidades. Por isso, estamos nos esforçando para adaptar o curso para a realidade de cada estado, deixando também as pessoas a vontade para incluir temas relevantes em suas comunidades”, reforça Nilto.

Dentre o conteúdo, há aulas obrigatórias e optativas. Segundo a SMAD, disponibilizar conteúdo de outras secretarias é uma forma de sinalizar que “não estamos em uma ilha”. A SMAD têm defendido a importância da interdisciplinaridade, por isso, oferecerá aulas que favoreçam este entendimento. Nilto Tatto esclarece: “Não é possível pensar em desenvolvimento justo e sustentável enquanto assistimos ao genocídio da juventude negra, dos povos indígenas, da população LGBT, das mulheres. Então, ou nós entendemos, juntos, o contexto social em que estamos vivendo e pensamos juntos nas alternativas, ou será difícil avançarmos”.

Mais informações: [email protected]

Incrições: secretariaspt.fpabramo.org.br

AULAS OBRIGATÓRIAS:
1 – História do Estado Brasileiro – Andrea Azevedo
2 – Florestan Fernandes e a revolução burguesa no Brasil – William Nosaki
3 – Partidos Políticos – José Genoíno
4 – Políticas Públicas – Alexandre Guerra
5 – Neoliberalismo e Neoliberalismo no Brasil – Eduardo Tadeu
6 – Desigualdade e desenvolvimento no Brasil – Marcio Pochmann
7 – O direito à Cidade – Ermínia Maricato
8 – Mudanças Climáticas – Márcio Santilli
9 – Povos indígenas e populações tradicionais – em construção
10 – Agroecologia – João Dagoberto
11 – Políticas Públicas para um outro modelo de desenvolvimento – Renato Dagnino
12 – Unidades de Conservação – em construção

AULAS COMPLEMENTARES*:
1 – Políticas transversais – Mariana Mazzini
2 – A história do PT – em contrução
3 – Sérgio Buarque e a Formação Social do Brasil – Andréa Azevedo
4 – Mulheres e Meio Ambiente – em construção
5 – O executivo e a construção da política pública para os LGBT – em construção

Da Secretaria Nacional de Formação Política

PT Cast