Veja a orientação da semana para ações dos Comitês Populares

Vamos mobilizar e colocar em prática as ações dos Comitês Populares de Luta? Confira a agenda do dia 14 a 20 de março

Ação Nacional dos Comitês de Luta e PT Solidário pela dignidade menstrual

Ao longo de todo o ano de 2021, o PT organizou ações de solidariedade como parte de uma agenda permanente de enfrentamento à fome e à miséria.

Nesse mês de março das mulheres, vamos realizar ações de solidariedade, desta vez, com objetivo de arrecadar absorventes e itens de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A ideia é que todos os pontos de coleta que já recebem doações do PT Solidário também recebam as doações de absorventes e itens de higiene e que o Comitê de Luta disponibilize  um ponto de coleta e/ou contato para o recolhimento das doações.

O dia nacional de distribuição será no sábado, 19 de março. É importante ressaltar que essa deve ser uma ação pública, que envolva os participantes do Comitê de Luta, dirigentes, lideranças do PT e dos movimentos sociais.

Como organizar sua ação de solidariedade e enfrentamento à pobreza menstrual?

Os Comitês de Luta, Diretórios Municipais e Estaduais do PT devem participar. Há várias formas de organizar a coleta e a distribuição do material arrecadado. Quanto mais pontos de recolhimento/doação forem organizados por todo país, mais nossa campanha de enfrentamento à pobreza menstrual terá força. 

Dialogar com entidades feministas, associações de bairro que tenham trabalho com as mulheres pode ser uma excelente forma de ampliar a rede da nossa atuação e organizar a ação de solidariedade. 

Considere montar uma banquinha em um espaço aberto, como a praça central da sua cidade e divulgar as atividades.

É importante que no momento de distribuição, seja feito um debate, um diálogo, sobre o que é a pobreza menstrual, quem são as mulheres em situação de vulnerabilidade e porque lutamos por dignidade menstrual. É importante lembrar que o Projeto de Lei que impulsionou essa luta no Brasil, é de autoria da Deputada Federal Marília Arraes, do PT e que Bolsonaro primeiramente vetou o projeto aprovado na Câmara dos Deputados. 

Vamos potencializar a campanha nas redes sociais. Dar visibilidade à mobilização, aos pontos de coleta e ao dia da distribuição. Usar as hashtags #PTSolidario #DignidadeMenstrualJa também é importante.

Veja um exemplo de mobilização do PT de Aracaju. 

Exemplo de mobilização do PT de Aracaju

Priorize as ocupações urbanas e rurais, mulheres em vulnerabilidade social, quilombolas, indígenas, mulheres em situação de rua e LGBTs em vulnerabilidade social.

Não deixe de compartilhar com a gente! Envie vídeos, fotos, das ações municipais e dos pontos de coleta para [email protected]

Com muita solidariedade, vamos seguir na luta por dignidade menstrual, no enfrentamento ao machismo e pelo fim desse Governo misógino de Bolsonaro!

Nova Primavera
Participe do Nova Primavera 2022 – Jornada de Formação dos Comitês Populares de Luta inscrições abertas Domingo, 13 de março, no site da Escola: www.enfpt.org.br

Aproveite e baixe agora a cartilha com os  13 pontos para construir um comitê

 

Da Redação / Comitê Popular de |Luta

PT Cast