Boletim 15 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 12/04/2018 – 15h

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. As atividades do acampamento Vigília Democrática #LulaLivre em Curitiba continuam a pleno vapor. O dia começou com um ato das mulheres desejando um bom dia ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

2. No final da manhã, o ex-presidente recebeu a visita de familiares pela primeira vez desde que foi preso na carceragem da Superintendência da PF (Polícia Federal) em Curitiba. No grupo estavam três filhos do ex-presidente: Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, Luís Claudio e Lurian, e o neto Thiago, que estavam acompanhados pelo advogado Cristiano Zanin Martins, que defende Lula.

3. Ao longo do dia, várias atividades culturais e políticas. Às 10h, a roda de debates foi iniciada com palestra do jurista Luiz Moreira, ex-integrante do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e um dos mais duros críticos às arbitrariedades do juiz Moro no âmbito da Lava Jato. Ele afirmou que a liberdade para Lula representa a emancipação do povo brasileiro dos grilhões da ditadura judicial instalada no País com a Lava Jato. Ao meio-dia houve palestra do sociólogo e jurista Jessé de Sousa, autor do livro A Elite do Atraso. Ele abordou a história do golpe parlamentar-judicial de 2016 e a perseguição contra Lula.

4. Às 14h, na Vigília Cívica haverá a presença dos deputados federais Carlos Zarattini (PT-SP), Enio Verri (PT-PR) e de Henrique Fontana (PT-RS). Os parlamentares do PT e de outros partidos têm visitado o acampamento #LulaLivre para prestar solidariedade a Lula e denunciar ao mundo a prisão política do ex-presidente da República, o mais popular da história do Brasil.

5. Hoje, às 15h, haverá várias atividades culturais, que incluem roda de conversa com a chef de cozinha Bel Coelho e as cozinheiras do acampamento e shows com Fabiano Whunter (gaita solo) e Rodolfo y Roseno. Às 19h, haverá um ato político, com a presença da presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PR).

4. O Partido dos Trabalhadores já colocou no ar, com as frentes e movimentos sociais, uma plataforma unificada de arrecadação financeira para a manutenção da Vigília Democrática Lula Livre em Curitiba e Brasília. Qualquer pessoa pode ajudar na resistência. O link para as doações é: https://vigilialulalivre.pt.org.br

5. A Comissão de Direitos Humanos do Senado aprovou, na tarde de quarta-feira (11), um requerimento para realizar uma diligência que verificará as condições de encarceramento do ex-presidente Lula e dos demais presos nas dependências da Polícia Federal (PF), em Curitiba (PR). Agora, a comissão formalizará o pedido junto à PF para definir uma data e o número de parlamentares que irão compor a comitiva. O requerimento foi apresentado pela senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

6. Na Câmara, a oposição já pediu, na terça-feira (10), a criação de uma comissão externa para acompanhar a situação do ex-presidente Lula, confinado em uma cela na PF em Curitiba. O grupo será formado por 12 parlamentares e não terá custos para a Casa. A ideia é que cada parlamentar arque com as próprias despesas. A visita ainda não tem data para ocorrer. A constituição do grupo precisa ser autorizada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). A criação da comissão foi pedida pelos líderes dos cinco partidos da oposição: PT, PSB, PDT, PCdoB e PSOL, depois que nove governadores foram impedidos de encontrar Lula, na terça-feira, 10.

Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
#Boletim 15 – 12/04/2018 – 15h00


Las actividades del campamento Vigilia Democrática #LulaLibre en Curitiba continúan a full. El día comenzó con un acto de las mujeres deseando un buen día al expresidente Luiz Inacio Lula da Silva.

2. Al final de la mañana, el expresidente recibió la visita de familiares por primera vez desde que fue arrestado en la carcelaria de la Superintendencia de la PF (Policía Federal) en Curitiba. En el grupo estaban tres hijos del ex presidente: Fábio Luís Lula da Silva, Lulinha, Luís Claudio y Lurian, y el nieto Thiago, que estaban acompañados por el abogado Cristiano Zanin Martins, que defiende a Lula.

3. A lo largo del día, varias actividades culturales y políticas. A las 10h, la rueda de debates se inició con una conferencia del jurista Luiz Moreira, ex integrante del Consejo Nacional de Justicia (CNJ) y uno de los más duros críticos a las arbitrariedades del juez Moro en el marco de la Lava Jato. Moreira afirmó que la libertad para Lula “representa la emancipación del pueblo brasileño de los grilletes de la dictadura judicial instalada en el país con la Lava Jato”. Al mediodía hubo charla del sociólogo y jurista Jessé de Sousa, autor del libro “A elite do atraso”. Sousa abordó la historia del golpe parlamentario-judicial de 2016 y la persecución contra Lula.

4. A las 14:00, en la Vigilia Cívica habrá la presencia de los diputados federales Carlos Zarattini (PT-SP), Enio Verri (PT-PR) y de Henrique Fontana (PT-RS). Los parlamentarios del PT y de otros partidos han visitado el campamento #LulaLibre para expresar solidaridad a Lula y denunciar al mundo la prisión política del expresidente de la República, el más popular de la historia de Brasil.

5. Hoy, a las 15h, habrá varias actividades culturales, que incluyen rueda de charla con la chef de cocina Bel Coelho y las cocineras del campamento, además de recitales musicales con Fabiano Whunter (gaita suelo) y Rodolfo y Roseno. A las 19h, habrá un acto político, con la presencia de la presidenta nacional del PT, senadora Gleisi Hoffmann.

4. El Partido de los Trabajadores ya colocó en línea, con los frentes y movimientos sociales, una plataforma unificada de recaudación financiera para el mantenimiento de la Vigilia Democrática Lula Libre en Curitiba y Brasilia. Cualquier persona puede ayudar en la resistencia. El enlace a las donaciones es: https://vigilialulalivre.es.org.br

5. La Comisión de Derechos Humanos del Senado aprobó, en la tarde del miércoles (11), una solicitud para realizar una diligencia que verificará las condiciones de encarcelamiento del expresidente Lula y de los demás presos en las dependencias de la Policía Federal en Curitiba. La petición para la diligencia fue presentada por la senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

6. La idea es que cada parlamentario pague sus propios gastos. La visita aún no tiene fecha para ocurrir. La constitución del grupo necesita ser autorizada por el presidente de la Cámara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). La creación de la comisión fue solicitada por los líderes de los cinco partidos de la oposición: PT, PSB, PDT, PCdoB y PSOL, después que nueve gobernadores fueran impedidos de encontrar a Lula el martes (10).

Comité Popular en Defensa de Lula y la Democracia
#Boletín 15 – 12/04/2018 – 15h00

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast