Boletim 540 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 13/8/2019 – 494 dias de resistência – 20h50

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. Em carta endereçada ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), 14 líderes partidários e dezenas de outros parlamentares de 12 partidos que no último dia 7 de agosto se mobilizaram contra sua arbitrária transferência de Curitiba para São Paulo, o ex-presidente Lula os agradeceu pelo apoio e “inequívoca demonstração de defesa das garantias individuais e do Estado Democrático de Direito”. No documento, o ex-presidente reafirma sua “fé no Brasil” e manifesta a “certeza de que ainda vamos reencontrar a Justiça”. Leia mais:

2. A defesa de Lula protocolou nesta terça-feira (13) pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal para que se conceda liberdade ao ex-presidente com base na suspeição dos procuradores da operação Lava Jato. Os advogados argumentam que “fatos devidamente comprovados” demonstram que os procuradores da República que oficiaram no caso do ex-presidente Lula ignoraram determinados parâmetros legais e “aniquilaram sua garantia à presunção de inocência”. Leia mais: https://pt.org.br/defesa-pede-ao-stf-liberdade-de-lula-com-base-na-suspeição-dos-procuradores-da-lava-jato/

3. Lula enviou nesta terça-feira (13) nota de pesar pelo falecimento de Gustavo Codas, militante paraguaio de esquerda que vivia no Brasil há décadas. Economista pela PUC-SP, mestre em Relações Internacionais pela Unicamp, Codas, como era conhecido entre os amigos, estava cursando doutorado em Energia pela Universidade Federal do ABC.”Codas contribuiu muito com uma integração sul-americana que respeitava a soberania dos dois países e que trabalhava para o desenvolvimento conjunto e com inclusão social na nossa região”, escreveu Lula. Leia mais: https://pt.org.br/lula-divulga-nota-de-pesar-pelo-falecimento-de-gustavo-codas/

4. O candidato da oposição à presidência da Argentina Alberto Fernández, que no domingo (11) obteve esmagadora vitória sobre o atual presidente liberal Mauricio Macri nas eleições primárias do país, criticou na segunda-feira (12) o presidente brasileiro, Jair Bolsonaro. “Estou feliz por Bolsonaro falar mal de mim. Ele é um misógino, um racista . Eu só peço a ele para deixar Lula livre. Com Bolsonaro eu não tenho problemas em ter problemas”, afirmou Fernández, que se encontrou com Lula em 4 de julho e, em seguida, conheceu a Vigília Lula Livre. Leia mais: https://bit.ly/2YYUvnTc

5. O Tsunami da Educação – protesto realizado nesta terça-feira (13) em todo o país contra os ataques de Bolsonaro à área – teve o apoio da militância da Vigília Lula Livre em Curitiba. Além de professores e professoras, o ato no local também recebeu a presença de militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e turistas que apoiam a libertação de Lula – um deles vindo do Chile. Assista: https://bit.ly/31M2A15

6. A Vigília também foi o palco escolhido para a realização de debate do jornal Brasil de Fato sobre a luta nacional deste dia 13 de agosto por educação, empregos e pela aposentadoria pública. A iniciativa teve participação de representantes dos sindicatos ligados à educação, da deputada estadual de Pernambuco, Robeyoncé Lima (mandato coletivo Juntxs Psol), de Paulo Adolfo Nitsche, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Paraná (Sinditest-PR ) e Lino Trevisan, presidente do Sindicato dos Docentes da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Sindutfpr). Assista: https://bit.ly/2N1mlgP

Boletim 540 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 13/8/2019 – 494 dias de resistência – 20h50