Bolsonaristas inventam declaração de Dilma sobre vacina

Ex-presidenta da República não afirmou que “se o vírus veio da China e funciona, por que a vacina não funcionaria?”. Páginas bolsonaristas espalham mentira e escondem negacionismo do líder da extrema-direita que ocupa o Palácio do Planalto

Enquanto Bolsonaro nega a ciência e profere bobagens como “não sei por que correr (pela vacina da Covid-19)” ou “não é mais barato investir na cura que na vacina?”, bolsonaristas espalham declarações falsas de Dilma sobre o tema. A ex-presidenta não afirmou que “se o vírus veio da China e funciona, por que a vacina não funcionaria?”.

A fake news começou a circular no domingo (25). Às 17h03min, a página bolsonarista Movimento Independente BR (MIB) publicou no Facebook a imagem da manchete do site Desemprego Brasil – Notícias, que teria noticiado a afirmação creditando a Dilma. Pouco mais de duas horas depois, no Twitter, o usuário @BolsoTrumpRaiz espalhou a mentira. Candidata do PSL à vereadora de João Pessoa, Raquel Santana também tuitou a fake news na noite do domingo.

Nesta segunda (26), o site O Porão da Mamãe publicou a notícia falsa na sua seção @WORD_NEWSS, classificada como de humor, paródias e notícias falsas. No meio da pilha de desinformação, a publicação do site entrou junta, confundindo muita gente e alimentando bolsonaristas mal intencionados.

Já sobre o suposto site Desemprego Brasil – Notícias não foi encontrado nenhum registro no Google. O que há são reproduções de manchetes que teriam sido publicadas no site. Todas falsas. Entre as imagens, muito compartilhadas por bolsonaristas, estão fake news, normalmente satíricas – e não menos danosas -, como “Atravessar na faixa de pedestres diminui as chances de você ser atropelado e morrer de covid-19, alertam especialistas”, “A seca é uma tradição do Nordeste e Bolsonaro está querendo destruí-la, dizem especialistas” e “PT irá na ONU para pedir impeachment de Trump após ele declarar que usa Cloroquina”.

A afirmação falsamente atribuída a Dilma traz ainda um outro problema. Como tem sido comum entre seguidores de Bolsonaro e Trump, a postagem diz que o coronavírus foi criado pelos chineses. Como contamos aqui na Verdade na Rede, a teoria de que o vírus foi desenvolvido em laboratório na China não tem respaldo científico e vem sendo impulsionada por Steve Bannon, guru de Bolsonaro e estrategista de Trump preso acusado de fraude neste ano.

Não podemos deixar que as mentiras vençam essas Eleições. Denuncie!

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast