Bolsonaro é denunciado nas Nações Unidas por “negligência criminosa”

Desta vez, omissão do presidente no combate à pandemia do coronavírus foi apontada em carta pelo embaixador da Venezuela na Organização das Nações Unidas, Samuel Moncada. “É doloroso ver como o Brasil está desperdiçando a oportunidade de liderar a luta para salvar milhões de vidas e, ao contrário, transformou-se em um agente gigante de retrocesso e destruição”, denunciou o diplomata

Reprodução

Para Samuel Moncada, o Brasil hoje é "uma verdadeira bomba humanitária que coloca em perigo a saúde, o bem-estar e a vida dos nossos povos”

O descaso e a omissão do presidente Jair Bolsonaro na condução do país no enfrentamento do surto de coronavírus, que já matou quase 50 mil pessoas, transformaram o Brasil em ameaça à América do Sul. Não por outro motivo, Bolsonaro foi denunciado mais uma vez à Organização das Nações Unidas (ONU). Desta vez, a negligência do presidente foi apontada em carta ao órgão internacional pelo embaixador da Venezuela na ONU, Samuel Moncada.

“Tenho a honra de me dirigir a Sua Excelência para falar da perigosa situação que sofre a América do Sul, incluindo a Venezuela, como resultado do avanço agressivo da covid-19 e da atuação irresponsável do senhor Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, país onde se encontra hoje o maior foco da doença em nosso continente”, escreveu Moncada, em carta oficial encaminhada à ONU na quarta-feira (18).

Segundo Moncada, por causa de Bolsonaro, o Brasil se tornou o pior inimigo “dos esforços para sairmos vitoriosos da pandemia na América Latina”. O diplomata elencou como exemplos da “negligência criminosa” de Bolsonaro o negacionismo do presidente, a inexistência de uma estratégia de combate à doença e até “ameaças ao multilateralismo”, uma referência aos recentes ataques de Bolsonaro à Organização Mundial da Saúde (OMS).

“É doloroso ver como hoje (o Brasil) está desperdiçando a oportunidade de liderar a luta para salvar milhões de vidas e, pelo contrário, está se transformando em um gigante agente de retrocesso e destruição. Desta maneira, o Brasil hoje é uma verdadeira bomba humanitária que coloca em perigo a saúde, o bem-estar e a vida dos nossos povos”, ressaltou Moncada, na carta endereçado ao secretário-geral, António Guterres. 

Para o diplomata, também há risco de que venezuelanos que estão no Brasil possam infectar compatriotas no lado venezuelano.  “Quando milhares de migrantes venezuelanos, fugindo da discriminação, da xenofobia e de outras formas similares de intolerância de que têm sido vítimas no país vizinho, voltam voluntariamente à Venezuela, isso pode ser determinante para a propagação do vírus em nosso território, apesar dos protocolos que temos implementado nas diferentes fronteiras”, justificou Moncada.

A Venezuela tem um dos mais baixos índices de mortalidade por causa da Covid-19 na América Latina. O número de casos também é extremamente baixo, se comparado ao Brasil e outros vizinhos como Peru e Chile: são 3.386 infectados em território venezuelano e 28 óbitos. Já o Brasil bateu assustadores 960.309 contágios e 46.665 mortes.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast