Sem anistia: ONU pede a autoridades punição a todos os envolvidos no 8/1

“As pessoas no Brasil precisam saber toda a verdade e não deve haver impunidade, nem para os que praticaram os ataques, nem para quem ordenou, financiou ou os facilitou”, afirmou a porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos

Marcelo Camargo Agência Brasil

A ONU defende investigações céleres, transparentes e imparciais, "para levar os responsáveis a responderem em conformidade com os padrões dos Direitos Humanos Internacionais”

Assim como defende o presidente Lula, aos olhos das Nações Unidas, os ataques criminosos de 8 de janeiro contra a democracia e as instituições brasileiras não devem passar por nenhum processo de perdão ou anistia. No aniversário de um ano dos atentados, no último dia 8, o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos emitiu um comunicado pedindo que as autoridades investiguem e punam todos os envolvidos, até os financiadores e mentores da tentativa de golpe.

De acordo com a porta-voz do Alto Comissariado, Liz Throssell, a sociedade brasileira deve “saber toda a verdade” sobre o que aconteceu no dia em que as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas por vândalos e terroristas.

“Os ataques do ano passado, resultado de desinformação sobre as eleições democráticas e incitamento à violência por lideres políticos, sociais e econômicos, foram uma ameaça extremamente séria à democracia”, ponderou Throssell, no comunicado.

“As pessoas no Brasil precisam saber toda a verdade e não deve haver impunidade, nem para os que praticaram os ataques, nem para quem ordenou, financiou ou os facilitou”.

Throssell apelou ainda para investigações céleres, transparentes e imparciais, “para levar os responsáveis a responderem, em conformidade com os padrões dos Direitos Humanos Internacionais”.

Ouça o Boletim da Rádio PT:

Elogios ao governo Lula

O Escritório da ONU também fez menção à atuação do governo Lula para o restabelecimento da ordem democrática, sobretudo pelos esforços contínuos “para reavivar a adesão aos direitos humanos e ao estado de direito, fortalecer o espaço democrático e aumentar a confiança, a participação e a inclusão na sociedade por meio de políticas e programas dedicados”.

No ato Democracia Inabalada, na última segunda-feira (8), o presidente Lula reiterou que não “há perdão” para golpistas. “Todos aqueles que financiaram, planejaram e executaram a tentativa de golpe devem ser exemplarmente punidos”, destacou Lula. “Não há perdão para quem atenta contra a democracia, contra seu país e contra o seu próprio povo. O perdão soaria como impunidade. E a impunidade, como salvo conduto para novos atos terroristas”, explicou.

As investigações também são defendidas pela presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann. “Garantir a democracia exige o julgamento e punição de chefes de golpe, sejam civis e militares”, alertou Gleisi, em vídeo institucional do PT.

Assista a série completa “A Cara do Golpe”, produzida pelo PT aqui.

Conheça o site CPMI do Golpe clicando aqui.

Da Redação, com Agência Brasil

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast