Gleisi: “Democracia exige a punição dos chefes do golpe, civis e militares” 

Presidenta nacional do PT lembra que precisamos “seguir alertas contra os golpistas e fascistas, que continuam mobilizados em torno de Bolsonaro, em permanente ameaça ao país”. E ressalta: “Sem anistia” 

Divulgação

Sem anistia: Manifestação popular pede punição aos que atentaram contra a democracia

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, afirmou nesta segunda-feira (8), quando a vitória da democracia sobre os golpistas do 8 de Janeiro completa um ano, que ainda é preciso continuar a luta contra o fascismo bolsonarista e julgar os chefes do golpe, sejam civis ou militares.

Gleisi se manifestou pela rede social X, lembrando que “a resistência que o presidente Lula liderou, frente à tentativa de golpe de 8 de janeiro de 23, foi uma grande vitória da democracia no Brasil”. 

Ela alertou, porém, que passado um ano, “devemos seguir alertas contra os golpistas e fascistas, que continuam mobilizados em torno de Bolsonaro, em permanente ameaça ao país”. 

“Garantir a democracia, hoje, exige o julgamento e punição dos chefes do golpe, civis e militares. Sem anistia! E sem delongas, pois quanto mais tempo ficarem impunes, maior a ameaça que representam. Hoje é dia de reafirmar: Democracia para sempre!”, finalizou.

LEIA MAIS: Plano golpista de Bolsonaro foi acelerado após vitória de Lula

Além de Gleisi, outras lideranças do Partido dos Trabalhadores se manifestaram neste 8 de janeiro. “Mesmo com a tentativa de golpe no dia 8 de janeiro de 2023, a democracia brasileira segue fortalecida!”, celebrou o líder o PT na Câmara, Zeca Dirceu (PT-PR).

Já o líder do partido no Senado, Fabiano Contarato (PT-ES), disse que discursos extremistas levaram milhares de criminosos a mostrar “como não ser um patriota e como não tratar um país”.

E pediu justiça. “Passados 12 meses, conquistamos algo valioso: a união em defesa da Democracia. Sigamos vigilantes. A Justiça seguirá cumprindo o seu papel com todos que incentivaram, financiaram e executaram o 8 de janeiro de 2023. E nós seguiremos lutando pela Democracia inabalável!”, concluiu o senador.

Lula convoca ato pela democracia

Ciente da importância de manter fortalecida a defesa da democracia, para que eventos como o do 8 de janeiro de 2023 nunca mais se repita, o presidente Lula convocou para esta segunda-feira o ato Democracia Inabalada, que reunirá os chefes do Executivo, Legislativo e Judiciário.

O ato ocorrerá no Salão Negro Congresso, com a presença de cerca de 500 convidados, a partir das 15h. A TvPT transmite o evento.

Lula também publicou nesta segunda um artigo no jornal Washington Post sobre o tema (leia aqui na íntegra). “Essa tentativa de golpe foi a culminação de um longo processo promovido por líderes políticos extremistas para gerar descrédito na democracia para benefício próprio”, analisou o presidente no texto.

E conclui: “Mas a democracia brasileira prevaleceu e saiu mais forte. (…) Melhorar a vida das pessoas é a melhor resposta contra os extremistas que atacaram a democracia”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast