Bolsonaro mantém ataque à democracia nas redes, revela estudo

Segundo pesquisa da FGV, perfis ligados a Jair Bolsonaro não abandonam as fake news sobre as eleições. Nos últimos 15 meses, foram centenas de milhares de postagens

Site do PT

Inimigo da democracia, Bolsonaro insiste em ameaçar as eleições no Brasil

Jair Bolsonaro voltou, na noite de quinta-feira (10), a atacar a democracia do país com suas mentiras. Durante uma live na internet, afirmou que as pesquisas (aquelas que mostram Lula na frente e sua popularidade despencando) não são confiáveis e disse que especialistas do Exército teriam levantado “dezenas de vulnerabilidades” no sistema eleitoral brasileiro.

Acabou desmentido, horas depois, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que explicou em nota: um representante das Forças Armadas na Comissão de Transparência Eleitoral apenas enviou perguntas à Corte, que estão sendo respondidas, o que é muito diferente de identificar vulnerabilidades. Para Bolsonaro, no entanto, pouco importa a verdade. Sua estratégia, já ficou claro, é, no pior estilo Donald Trump, espalhar fake news para que seus seguidores não aceitem sua derrota nas urnas. 

E pior: faz isso o tempo inteiro, mesmo quando não está dando declarações esdrúxulas como a de quinta-feira ou publicamente flertando com o golpismo, como fez no Dia da Independência ou no patético desfile de tanques na Esplanada. É o que mostra estudo da Diretoria de Análise de Políticas Públicas da Fundação Getúlio Vargas (DAPP-FGV), que analisou a estratégia de desinformação eleitoral no Brasil. Os autores descobriram que, nos últimos 15 meses, foram feitas 394.370 postagens no Facebook sobre alegadas fraudes eleitorais, o que gerou mais de 111 milhões de interações.

E de onde partem essas postagens? De perfis ligados a Bolsonaro e seu Gabinete do Ódio. Entre os maiores disseminadores de fake news, estão, segundo a pesquisa, as contas do próprio Bolsonaro e dos deputados federais Carla Zambelli (PSL), Bia Kicis (PSL-DF) e Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), além de grupos simpáticos ao atual presidente. 

“Intensa campanha de desinformação”

“A campanha de desinformação contra o processo eleitoral não arrefeceu, continua muito intensa e é comandada por um mesmo grupo de pessoas e grupos”, disse o chefe da DAPP-FGV Marco Ruediger, à Folha de S. Paulo. Segundo ele, “a mobilização vem de pessoas públicas, que incitam grupos. É desinformação muitas vezes custeada com dinheiro público, impulsionada com fundo partidário”.

Na avaliação de Ruediger, o TSE deveria monitorar essas contas, que podem acabar envolvidas em tumultos e questionamento do resultado durante a eleição. “Existe um processo de naturalização desse discurso, estão preparando terreno para contestar os resultados, da mesma maneira que políticos republicanos nos EUA fizeram em 2020”, alerta o especialista.

A constatação é óbvia: Bolsonaro não tem apreço algum pela democracia e está, claramente, trabalhando para enfraquecê-la. O Brasil e suas instituições não podem aceitar que ele e seu grupo ataquem a soberania popular dessa forma. O que Bolsonaro faz é um atentado à vontade do povo.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast