Bolsonaro não sabe como tirar o Brasil da crise, o PT sabe e tem propostas, diz Gleisi

Para presidenta do PT, “não é com mais reformas que vamos responder à crise e sim com mais investimento, empregos e produção”

Gustavo Bezerra

Gleisi Hoffmann

A presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), ao denunciar mais uma vez, na tribuna do Congresso, o caos da política econômica do governo Bolsonaro, afirmou que se eles [equipe econômica de Paulo Guedes] não sabem o que fazer para tirar o País da crise, o Partido dos Trabalhadores sabe.Está na hora de mudar a pauta, colocar a vida do povo em primeiro lugar. Não é com mais reformas que vamos responder à crise e sim com mais investimento, empregos e produção”, ensinou.

A deputada lembrou que no ano passado o PT apresentou uma proposta emergencial para o Brasil sair da crise, para gerar emprego, para gerar renda e para recuperar os investimentos. “

Baixe aqui a cartilha do PT com propostas para tirar o Brasil da crise

Gleisi Hoffmann enfatizou que na crise de 2008, uma crise internacional, poderia ter varrido o Brasil. “Mas Lula soube como enfrentá-la: aumentou o crédito, aumentou o salário mínimo, aumentou os investimentos, colocou o BNDES para ajudar na produção e a Petrobras para regular o preço de combustíveis tão necessários à Nação”, relembrou.

Crise é anterior ao coronavírus

A deputada fez questão de frisar que a crise que nós estamos vivendo é anterior ao coronavírus e anterior à crise de petróleo. “Em 2019, nós não tínhamos o vírus e também não tínhamos a briga de petróleo da Rússia com a Arábia Saudita. Nós tivemos o crescimento do PIB de 1,1% – menor do que o crescimento do governo Temer. E é interessante isso, porque quem assumiu o governo depois do golpe contra a Dilma prometeu o paraíso no Brasil. Diziam que era só tirar o PT, que era só tirar a Dilma. Lá se vão quase cinco anos, e o que entregam ao País é um povo em sofrimento. Não conseguiram melhorar nenhum indicador econômico. Do PIB à questão do custo de vida, nenhum foi melhorado”, lamentou.

Na avaliação da deputada Gleisi, agora, a crise internacional e a crise do coronavírus “nos pegam de calças curtas”, porque o governo desestruturou o Estado. “Não temos mais os mecanismos de enfrentamento à crise. Nós vamos ter um problema concreto na nossa economia com os mercados europeu e chinês, onde vendemos os nossos produtos, reduzindo a demanda. E eu pergunto: como ficará o agronegócio? Como ficarão as commodities, o minério que nós vendemos? Nós despencaremos no plano internacional”, alertou.

Ela questionou ainda onde está o BNDES para socorrer a produção e a indústria? “Onde estão os recursos do orçamento, que nós poderíamos ter para investimento e para projetos sociais? A Emenda à Constituição 95, do teto, levou embora. Onde estão os mecanismos que nós poderíamos ter de melhora de oferta de crédito? Não temos, porque os bancos públicos não se prestam mais a isso. E isso tudo, eu devo dizer – e sinto muito, senhores –, com apoio desta Casa”, apontou.

Reformas

A presidenta do PT disse ainda que não sabe por que Jair Bolsonaro reclama do Congresso Nacional. “Porque nunca este Congresso falhou ao Jair Bolsonaro. Todas as propostas das reformas econômicas que vieram para cá foram aprovadas pelo Congresso Nacional – a Reforma Trabalhista, a emenda do teto de gastos, a Reforma Previdenciária”.

Agora, continuou Gleisi, está-se discutindo a emergência fiscal. “Querem aprovar a Reforma Administrativa, e o governo continua insistindo que, para fazer frente à crise que nós estamos vivendo, há que haver mais reformas. Pelo amor de Deus! Botem a mão na consciência! Mais reformas, nós vamos afundar o País. Nós não vamos sair da crise”, criticou. Ainda segundo a deputada, o Brasil só não entrou em colapso porque nós temos as reservas internacionais, que foram deixadas por Lula, pelos governos do PT – US$ 380 bilhões de reservas. “E o Governo já queimou quase US$ 50 bilhões para fazer frente à especulação contra a nossa moeda”, completou.

Fraude

Gleisi conclui reforçando que o Brasil precisa enfrentar esta crise com outros mecanismos. “E eu gostaria muito que o presidente da República pudesse vir falar sobre a crise e não colocasse nas costas do seu ministro da Fazenda. Aliás, ele vem agora falar em fraude. Fraude é você, Jair Bolsonaro! Fraude é você, resultado das fake news na campanha eleitoral. É fraude do Sérgio Moro, que prendeu o Lula para você ganhar a eleição! Fale da crise, seu irresponsável! Você é presidente desta Nação! Diga ao povo como vai tirar o Brasil desta situação em que nos meteu”, desafiou.

Por PT na Câmara