Bolsonaro tem dois dias para explicar propaganda eleitoral antecipada

Em ação do PT, o ministro Alexandre Moraes (STF) deu dois dias para Bolsonaro explicar propaganda antecipada feita no último dia 12, em evento no Palácio do Planalto

Site do PT

Bolsonaro deve explicação sobre campanha enatecipada

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, em representação ajuizada pelo Partido dos Trabalhadores, determinou nesta sexta-feira (21) que o presidente Jair Bolsonaro preste informações, em dois dias, sobre acusação de propaganda eleitoral antecipada feita no último dia 12, em evento no Palácio do Planalto e com transmissão pelos canais oficiais da Presidência da República.

Para o PT, Bolsonaro, durante a cerimônia de lançamento de linhas de crédito para Aquicultura e Pesca, “promoveu verdadeira propaganda antecipada em favor de sua reeleição e negativa em relação a Luiz Inácio Lula da Silva, também pré-candidato à Presidência da República”. Pela legislação, as propagandas eleitorais são permitidas apenas após o dia 15 de agosto do ano eleitoral.

O Partido dos Trabalhadores argumenta na ação, proposta pela presidenta nacional do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), que Bolsonaro fez um discurso em que teria insinuado que o ex-presidente Lula estaria loteando ministérios. “[Antes] tudo era loteado, tudo era acertado. Como vejo agora, não tenho provas, mas vou falar. Como é que aquele cidadão [fazendo gesto com nove dedos levantados, em referência a Lula] está conseguindo apoio apesar de uma vida pregressa imunda já loteando ministérios? Para um partido, já ofereceu Caixa Econômica”, afirmou Bolsonaro.

O atual presidente disse ainda que a reeleição de Lula seria o retorno do “criminoso”. “E querem reconduzir à cena do crime o criminoso, juntamente com Geraldo Alckmin. É isso que queremos para o nosso país?”, indagou Bolsonaro durante seu pronunciamento.

O PT denunciou ainda que as declarações de Bolsonaro foram feitas com o uso da rede de comunicação pública — a TV Brasil, pertencente à EBC, uma empresa pública. “É evidente que o representado, na qualidade de presidente da República, durante evento oficial utilizou-se do aparato da rede comunicação pública para propagar ideias eleitorais negativas em detrimento de seu possível adversário no pleito que aproxima. A irregularidade de tal fala, portanto, não residente exclusivamente na formulação de críticas, calcadas em inverdades, em detrimento do ex-presidente Lula, mas, sim, em sua disseminação por meio vedado em lei”, afirmou o PT, na ação.

Multa

O PT pede que Bolsonaro seja condenado ao pagamento de multa no valor máximo de R$ 25 mil em razão dos ataques proferidos, de conotação eleitoral, contra o ex-presidente Lula, transmitidos e hospedados por canal de empresa pública.

Além de mandar intimar Bolsonaro a apresentar defesa, o ministro encaminhou o caso à Procuradoria–Geral Eleitoral para parecer.

Leia a íntegra da ação do PT:

PT – Representação Propaganda Eleitoral Antecipada – Jair Bolsonaro – EBC – 14.01.2022 (1)