Brasil é nº 1 em transparência de orçamento

País está entre os 16 do mundo com 100% de transparência nos dados do orçamento do governo. Ranking é da ONG Open Knowledge

O Brasil é um dos 16 países do mundo que possui 100% de transparência nos dados do orçamento do governo. Os dados fazem parte do relatório Índice de Dados Abertos da ONG Open Knowledge.

Para o ministro-chefe da Controladoria Geral da União, Valdir Simão, a transparência favorece o combate à corrupção e a fiscalização dos gastos públicos.

De acordo com o ministro, o Brasil avançou no quesito da transparência governamental após a assinatura da Parceria para Governo Aberto, em 2011. Desde então, explicou Simão, o governo federal implementou diversas iniciativas para ampliar ainda mais a transparência ativa.

Uma das iniciativas que garantiram mais transparência aos atos do governo foi a criação do Gabinete Digital da Presidência da República. O portal disponibiliza, por meio do site Dados Abertos, diversas informações licenciadas para uso público. Para isso, foram criados aplicativos como: acompanhar o vereador, rastrear o dinheiro público, saber da reputação de uma empresa, entre outras.

Além disso, o Programa de Desburocratização e Simplificação das Ações de Governo, lançado dia 27 de janeiro pela presidenta Dilma Rousseff, contempla o processo de acesso aos dados do orçamento do governo.

Para Simão, essas atitudes aproximam o cidadão do governo. Ele ressaltou que isso permite a formulação de políticas públicas com a participação da sociedade.

“Eu não tenho dúvida que o Brasil estará na liderança desse processo em âmbito mundial, como já está no quesito transparência”, afirmou Simão, ao Blog do Planalto.

Ainda segundo o ministro da CGU, o Portal da Transparência deverá ser reformulado para ficar mais interativo e aproximar ainda mais o cidadão das informações sobre gastos governamentais. Em 2014, mais de 14 milhões de pessoas acessaram o site do governo federal.

“Nós queremos chegar à primeira posição também com relação aos gastos, não só com relação ao orçamento”, afirmou o ministro.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do Blog do Planalto