Brasil vai indenizar “soldados da borracha”

Parlamento aprovou PEC que garante pagamento a trabalhadores enviados aos seringais da Região Norte durante a Segunda Guerra para a exploração do látex

Foto: Acervo do Museu das Artes da Universidade do Ceará

Foto: Acervo do Museu das Artes da Universidade do Ceará

Foto: Acervo do Museu das Artes da Universidade do Ceará

O Congresso Nacional promulgou, nesta quarta-feira, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC), que indeniza em R$ 25 mil os “soldados da borracha”, trabalhadores enviados à Amazônia durante a Segunda Guerra Mundial para abastecer os aliados americanos com o látex retirado dos seringais.

Após tramitar por 12 anos, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que autoriza o pagamento foi aprovada no dia 23 do mês passado. O relator do texto no Senado, Aníbal Diniz (PT-AC), prometeu tentar negociar junto ao Ministério do Planejamento um crédito especial para viabilizar os pagamentos ainda este ano.
A maior parte dos 55 mil trabalhadores recrutados para a exploração do látex já morreu. Com a decisão do Congresso, 5.879 soldados da borracha, a maioria com mais de 80 anos de idade, e 6.393 pensionistas serão beneficiados.

Nos últimos anos, principalmente no governo da presidenta Dilma Rousseff, os soldados da borracha passaram a ser considerados como heróis da pátria por terem sido desbravadores da Amazônia.

Para o vice-presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP) a promulgação da PEC é justa. Ele lembrou que muitos morreram na realização do trabalho, por doenças ou pelas dificuldades da floresta. “Muitos deles deixaram famílias e nunca mais retornaram aos locais de onde partiram”, afirmou.

Por Edson Luiz, da Agência PT de Notícias

PT Cast