Brasileira vence prêmio internacional e agradece a Lula

Em discurso enviado à Associação Americana de Antropologia, Karina Biondi agradeceu ao Governo do PT e denunciou o atual ataque à educação no Brasil

Brasileira vence prêmio internacional e agradece ao Lula em discurso

A brasileira Karina Biondi, pesquisadora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), venceu o renomado prêmio de melhor livro de 2017 da Associação para a Antropologia Política e Jurídica (APLA na sigla em inglês), vinculada à Associação Americana de Antropologia, entidade fundada em 1902.

Em seu discurso de agradecimento, a autora disse que “a expansão do ensino e pesquisa no Brasil promovido pelo Governo Lula” foi o que a permitiu cursar uma pós-graduação e realizar a pesquisa que resultou no livro “Junto e Misturado: uma etnografia do PCC”, cuja edição em inglês recebeu o prêmio da APLA.

No texto de agradecimento enviado à APLA, já que não pôde comparecer presencialmente para receber o prêmio, Karina Biondi denunciou o ataque à educação no Brasil promovido pelo governo golpista de Michel Temer. “Infelizmente, essas condições de possibilidade que tornaram este prêmio possível estão neste exato momento ameaçadas. As políticas implementadas nos anos Lula estão sendo rapidamente desmontadas pelos atores políticos que cooperaram para o golpe de Estado ocorrido no Brasil no ano passado. Os investimentos na educação e pesquisa sofreram grandes cortes, as universidades estão vivendo sérias crises financeiras”, disse a antropóloga.

Em sua carta-denúncia, a antropóloga também diz que o Brasil está lutando “para defender o que conquistamos e para tentar evitar a volta daquele modelo colonialista que concentra em poucos centros de pesquisa a prerrogativa de fazer ciência, relegando aos demais o papel de lugares a serem estudados.”

Livro gera repercussão internacional

A obra de Karina Biondi obteve repercussão mundial e nacional. No Brasil, a pesquisa que gerou o livro “Junto e Misturado: uma etnografia do PCC”, publicado em 2010, recebeu o primeiro prêmio de Antropologia e Direitos Humanos para graduação da Associação Brasileira de Antropologia.

Além disso, a crítica especializada internacional não poupou elogios ao trabalho da brasileira. “Este livro elegante e rigoroso oferece uma crítica convincente das representações existentes da vida prisional no Brasil e desafia os entendimentos entrincheirados do ‘crime organizado’”, aponta a revista da prestigiada London School of Economics, que teve entre os seus fundadores o dramaturgo e jornalista irlandês George Bernard Shaw.

Já a revista Current Anthropology, da Universidade de Chicago, se refere ao livro de Karina Biondi como “um dos trabalhos mais perspicazes” a respeito das entranhas da sociedade brasileira.

Discurso de Karina Biondi no site da APLA (inglês)

Discurso traduzido: Karina biondi

Por PT na Câmara