Brasileiros mostram resistência e voltam às ruas por Diretas Já

Mesmo sob forte chuva e frio, povo tomou conta da Avenida Paulista, em SP. Cerca de 50 mil se uniram em BH e outros milhares no restante do Brasil

Paulo Pinto/Agência PT

Mesmo sob forte chuva, povo toma conta das ruas de SP

O domingo foi dia de exigir eleições “Diretas Já” e “Fora Temer” em boa parte das capitais brasileiras. Manifestações organizadas por movimentos sociais e sindicais tiveram a adesão da população e mostraram que o presidente golpista Temer não tem mais condições de governar.

Esse foi o terceiro ato exigindo a saída do golpista Temer após a denúncia feita na quarta (17), envolvendo gravações nas quais ele teria negociado a compra do silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, entre ouros ilícitos.

Em São Paulo ocorreu um dos maiores atos, mesmo sob chuva, que reuniu cerca de 15 mil pessoas na avenida Paulista. O presidente do PT Nacional, Rui Falcão, esteve presente e afirmou que “o governo Temer acabou”. “A situação econômica se agrava. Não há outra saída que não seja eleições diretas.”

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Vagner Freitas, “a chuva atrapalhou muito, mas há milhares de pessoas no Brasil inteiro se manifestando e deixando claro a reivindicação”. “Não é só o Fora Temer, é Diretas Já e a retirada das propostas de reformas”. Ele acrescentou que “os partidos sairão (do governo) porque sabem Temer é um defunto ruim e ninguém morre abraçado com defunto ruim”.

Liderança do MTST, Guilherme Boulos disse que “apesar da chuva, isso não afastou aqueles lutadores e aquelas lutadoras que estão tomando as ruas hoje em várias partes do país para dizer que esse governo do Michel Temer não tem mais condições de continuar”.

“Mais do que isso, é inaceitável qualquer solução para essa crise política profunda que o país passa que não seja por decisão popular, chamando o povo para decidir por eleições diretas e gerais já. Esse é o grito que está ecoando aqui na avenida Paulista e em várias cidades brasileiras”.

Durante a Virada Cultural, que aconteceu na capital paulista no sábado (20), vários artistas como a cantora Fernanda Takai também pediram eleições diretas.

[VIRADA CULTURAL SP]Fernanda Takai mando o recado!

Publicado por Frente Brasil Popular em Domingo, 21 de maio de 2017

Em Belo Horizonte a manifestação começou na praça da Liberdade, região central da cidade, às 9h. Depois os participantes caminharam até a praça Sete de Setembro. Segundo os os organizadores, foram aproximadamente 50 mil pessoas.

Em Belo Horizonte (MG) Praça 7 ocupada por milhares de pessoas. #OpovoDecide

Publicado por Frente Brasil Popular em Domingo, 21 de maio de 2017

Na capital federal, Brasília, a mobilização reuniu centenas de pessoas demandando as eleições diretas e a saída do golpista Temer da presidência. A manifestação contou com a presença de parlamentares como Paulo Pimenta (PT-RS) e Erika Kokay (PT-DF).

Ato em Brasília exige Diretas Já

Publicado por Paulo Pimenta em Domingo, 21 de maio de 2017

No Rio de Janeiro o ato por Diretas Já foi até a casa do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), onde aconteceu um escracho. Ao final, manifestantes ofereceram feijão, em uma piada irônica com relação a feijoada oferecida por Temer a aliados neste sábado (20).

Manifestações também ocorreram nas cidades de Curitiba (PR), Natal (RN), João Pessoa (PB), Belém (PA), Recife (PE) Fortaleza (CE), Manaus (AM) Campo Grande (MS), Salvador (BA), Goiânia (GO) Cuiabá (MT) e até em Bogotá, na Colômbia.

CEARÁ bombou e todo mundo quer uma única coisa: votar para presidente. O grito por #DiretasJá ecoou na capital.#OPovoDecide

Publicado por Frente Brasil Popular em Domingo, 21 de maio de 2017

Ato por #DiretasJá, na Praça das Flores, Natal. Vem!

Publicado por Fátima Bezerra em Domingo, 21 de maio de 2017

SALVADOR • Centrais Sindicais e Movimentos Sociais ocupam capital da Bahia neste momento.#DiretasJá #OpovoDecide

Publicado por Frente Brasil Popular em Domingo, 21 de maio de 2017

JOÃO PESSOA NAS RUAS POR DIRETAS JÁA orla da capital da Paraíba começa a receber os movimentos sociais para início do ato pelas eleições diretas. #OPovoDecide #DiretasJá