Cadê a lista? Contarato pede acesso a relação de parlamentares espionados por Ramagem

Senador petista quer informações sobre uso de software de monitoramento utilizado para colher, de forma privada, dados sobre adversários políticos do governo Bolsonaro

Freepik / Site do PT

Deputado Alexandre Ramagem foi alvo de busca e apreensão durante operação da Polícia Federal nesta quinta-feira (25/1)

Em ofício enviado à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) nesta quinta-feira (25/1), o senador Fabiano Contarato (PT-ES) pediu que o colegiado solicite acesso ao relatório nominal de parlamentares e autoridades espionados ilegalmente pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) na gestão do atual deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ).

O parlamentar bolsonarista foi alvo hoje de busca e apreensão da Polícia Federal , na Operação Vigilância Aproximada. A investigação apura a existência de uma organização criminosa que se instalou na Abin com o intuito de monitorar ilegalmente autoridades públicas e outras pessoas.

O documento de Contarato foi encaminhado ao deputado Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), presidente da CCAI, e solicita diligências da Comissão para recolher informações sobre o uso inadequado do software de monitoramento “First Mile”, adquirido pela Abin e, supostamente, utilizado de forma privada para colher dados sobre adversários políticos do governo Bolsonaro.

O senador capixaba solicitou que sejam levantados relatórios, arquivos e demais documentos que expliquem um eventual uso inadequado do software, bem como relatório nominal de parlamentares e autoridades que teriam sido espionados ilegalmente.

“Temos uma importante investigação da Polícia Federal sobre o uso do sistema de forma ilegal, agora precisamos do acesso aos dados para entender até que ponto políticos e demais autoridades foram invadidos”, explica Contarato.

O senador também reforça que as denúncias são graves e precisam ser compartilhadas com o Congresso Nacional.

“Temos uma apuração que mostra o possível uso de uma estrutura de Estado para fins pessoais e não apenas contra adversários políticos de um ex-presidente da República e seus aliados, mas também contra autoridades de outros Poderes. Com essas informações em mãos, vamos poder entender e individualizar a conduta e a responsabilidade de cada um”, complementa Contarato.

Do PT Senado, com Assessoria do Gabinete do senador Contarato

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast