Câmara aprova mudança na correção do FGTS

Pela proposta do novo texto, a partir de 2016, 60% do fundo do FGTS deverá ser destinado para o financiamento de programas de habitação

Os deputados federais aprovaram, nesta terça-feira (18), projeto que altera o índice de reajuste do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Pelo texto, a partir de 2016 as contas individuais terão índices maiores. Atualmente, a correção do FGTS é de 3% mais TR (Taxa Referencial).

Em 2016, a remuneração do FGTS para os novos depósitos contará com a TR mais 4%, tendo aumento de reajuste, em 2017, de 4,75%, e de 5,5%, em 2018. A partir de 2019, a remuneração será igual à caderneta de poupança, hoje em 6,17% mais a TR.

O texto prevê que 60% do lucro do FGTS seja destinado, em 2016, para o financiamento de programas de habitação. Em 2014, o governo utilizou 40% do lucro para o programa Minha Casa Minha Vida.

Antes da aprovação das mudanças, o Executivo havia encaminhado uma proposta onde o escalonamento seria aplicado em oito anos, e não em quatro, como foi aprovado.

Pelo Facebook, o líder do governo, José Guimarães (PT-CE), manifestou que “a preocupação do governo é preservar o FGTS e o Minha Casa Minha Vida”.

Agora, a proposta será encaminhada para votação no Senado.

Por Michelle Chiappa, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast