Câmara de Florianópolis aceita denúncia de assédio contra vereador Marquinhos

Por 20 votos a favor e 1 contra, o Plenário da Casa acatou a denúncia da vereadora Carla Ayres (PT) por quebra de decoro parlamentar do vereador, que abraçou e beijou à força a parlamentar durante uma sessão legislativa

Divulgação

Carla Ayres comemorou decisão da Câmara Municipal de Florianópolis: "a sociedade de Florianópolis não aceitará a impunidade" (foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Florianópolis acatou, na terça-feira (13), a denúncia de assédio da vereadora Carla Ayres (PT) contra o vereador Marcos Leandro da Silva (PSC), o Marquinhos, por quebra de decoro parlamentar.

Na sessão legislativa de 7 de dezembro, Marquinhos agarrou e tentou beijar à força a vereadora, enquanto ela descia da tribuna após a discussão de um projeto. O Conselho de Ética da Câmara Municipal deve notificar o vereador para apresentar sua defesa escrita no prazo máximo de 10 dias.

De acordo com a vereadora, a aceitação da denúncia é uma decisão histórica. “O Código de Ética e Decoro Parlamentar foi aprovado em abril deste ano. Por si só, essa já é uma decisão histórica, afinal, será a primeira vez que um vereador da nossa cidade será investigado por base na nova lei. Além disso, a Câmara Municipal deu uma resposta à sociedade, diante da repercussão e da gravidade do ocorrido”, avaliou.

“Não podemos mais tolerar que a violência contra as mulheres seja um instrumento de exclusão nos espaços de poder e decisão. O Brasil está acompanhando de perto os desdobramentos desse caso, e a sociedade de Florianópolis não aceitará a impunidade”, completou Carla, para quem o comportamento do vereador Marquinhos “precisa ser repreendido em qualquer ambiente de trabalho” (ouça abaixo a íntegra do comentário da vereadora).

PT repudia o assédio

O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) emitiu uma nota de apoio à vereadora Carla Ayres, repudiando o assédio sofrido pela parlamentar.

No texto, o PT manifestou profunda indignação e repulsa às imagens do assédio sofrido pela companheira no mesmo dia em que foi aprovada a Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal.

O PT repudia esse tipo de violência e assédio contra mulheres parlamentares, que são constantes vítimas de importunações sexuais e violência política de gênero. Para o partido, as autoridades precisam tomar providências urgentes contra esse tipo de comportamento, que ofende a integridade de todas as mulheres.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast