Câmara lança Frente pela Valorização das Universidades Federais

Grupo deve fazer resistência aos cortes sistemáticos no orçamento para educação e ataques a autonomia das universidades

Gustavo Bezerra

Deputada Margarida Salomão

A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, será lançada nesta quarta-feira (24), na Câmara dos Deputados, e contará com uma coordenação colegiada formada pelas deputadas Margarida Salomão (PT-MG), Alice Portugal (PCdoB-BA) e pelos deputados Danilo Cabral (PSB-PE) e Edmilson Rodrigues (PSOL-PA).

Margarida Salomão, ex-reitora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ressalta que a Frente atuará na defesa da autonomia universitária e unirá forças entre o Parlamento e as instituições de ensino com o objetivo de debater e construir projetos para a defesa do sistema de universidades federais.

“Esta Frente já garantiu grandes avanços para a educação em legislações anteriores, porém estamos vivendo um processo de ataque não só à autonomia universitária, mas também à sua subsistência, por meio de cortes sistemáticos nos orçamentos”, enfatiza.

A frente parlamentar, suprapartidária, já conta com assinaturas de centenas de deputados e senadores e deve receber ainda mais adesões. Afinal, as universidades federais são estratégicas para o desenvolvimento do País por serem as principais produtoras de ciência, tecnologia e inovação, instrumentos eficazes para superação das desigualdades regionais.

Serviço

O lançamento da Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais ocorrerá às 8h30 no auditório Nereu Ramos, que fica no anexo II da Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

Por PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast