40 anos: Câmara presta homenagem à CUT e relembra trajetória da central

Durante pronunciamentos realizados no encontro, nesta segunda (28), foram relembrados momentos históricos da maior central sindical do Brasil e da América Latina, e a 5ª maior do planeta

Thiago Coelho

Plenário da Câmara lotado na sessão solene dos 40 anos da CUT

Em clima de comemoração, mas também de reflexão, dezenas de sindicalistas participaram nesta segunda-feira (28) de sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem aos 40 anos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Durante os pronunciamentos realizados no encontro, de iniciativa do deputado Vicentinho (PT-SP) – ex-presidente da CUT -, foram relembrados momentos históricos da maior central sindical do Brasil e da América Latina, e a 5ª maior do planeta, além de apontados os desafios que a CUT deve enfrentar nos próximos anos em defesa da classe trabalhadora.

O deputado Vicentinho ressaltou que a sessão solene serviu para relembrar conquistas, rever companheiros e manter acesa a esperança para os próximos 40 anos da CUT. “Às vezes eu me pergunto: o que seria da democracia no Brasil sem a CUT, sem a maior central sindical da América Latina e a 5ª maior do mundo? Tantas lutas, tantos sofrimentos, mas também tantas conquistas. Essa sessão significa o reconhecimento do parlamento à importância da nossa central sindical. Isso para nós é de um valor extremo, e vejam que temos pessoas de todos os estados, e aqui reencontramos companheiros antigos, mas também os jovens. Isso significa que vamos ainda comemorar os próximos 40 anos e que quero estar lá de novo”, disse.

História e luta da CUT

O primeiro presidente da CUT, Jair Meneghelli, se emocionou ao lembrar do evento que culminou com a criação da entidade, em 28 de agosto de 1983, no final do 1º Congresso Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat).

“A criação da CUT não é mérito meu, nem do Vicentinho, mas da classe trabalhadora brasileira que, reunida em São Bernardo do Campo, com mais de cinco mil trabalhadores da cidade e do campo vindos de todas as partes do Brasil, enfrentou o frio e decidiu criar a Central Única dos Trabalhadores”, disse indo às lágrimas na tribuna da Câmara.

Ao falar das lutas, Meneguelli lembrou da luta da entidade pela redemocratização do País e pela redução da jornada de trabalho de 48h para 44h semanais, consolidada na Constituinte.  “Nosso objetivo agora tem que ser a luta pelas 40h semanais. Só em São Bernardo do Campo e Diadema, a redução de 48h para 44h semanais resultou em 10 mil empregos a mais. Na Europa, já é realidade em alguns países a jornada de 36h semanais”, lembrou.

Já o atual presidente da CUT, Sérgio Nobre, lembrou a caminhada da CUT desde a sua fundação até os dias atuais. Ele destacou que a central passou por momentos difíceis, principalmente nos anos 90, com o neoliberalismo no governo Fernando Henrique, mas que resultou na vitória de Lula para a Presidência pela primeira vez. Segundo Nobre, esse foi o período de maior conquista para os trabalhadores, com desenvolvimento econômico e justiça social.

“No entanto, vimos depois a ascensão da extrema direita, estimulada pela Lava Jato, que tirou direitos e afastou Lula da disputa em 2018 (eleição). Agora, com a vitória de Lula pela 3ª vez, temos o sonho de reconstruir o País e termos um futuro melhor. Nós que estamos construindo a CUT nesses 40 anos, somos uma geração vitoriosa, que deixa um legado para a nova geração que dará seguimento a nossa luta”, afirmou.

Apoio da Bancada do PT

Ao ocupar a tribuna da Câmara para homenagear a CUT, o líder da Bancada do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR), hipotecou o apoio dos parlamentares do PT à luta da CUT. O líder petista lembrou que, apesar de ter apenas 5 anos quando a CUT foi criada em 1983, pode presenciar o nascimento da entidade em suas constantes idas a São Paulo para visitar seu pai, José Dirceu, naquela época já uma grande liderança nacional do PT.

“E sempre tive, como prefeito da minha cidade e deputado federal uma relação de trabalho, parceria e solidariedade com a CUT. Quero aqui manifestar meu respeito à CUT e oferecer minha ajuda, por meio do diálogo com o governo, para avançarmos nas questões trabalhistas, mesmo nas matérias dentro dessa Casa. Estaremos sempre ao lado dos trabalhadores e das trabalhadoras. Viva a CUT!”, disse.

Após também homenagear a CUT pelos 40 anos, o deputado Airton Faleiro (PT-PA) – que preside a Comissão do Trabalho da Câmara – ressaltou que apoia a luta pelo fortalecimento do setor sindical do País.

“Temos que atualizar as nossas pautas. E como presidente da Comissão do Trabalho quero fazer um desafio: temos que fazer uma reforma sindical. Nessa última semana anunciei que vamos criar uma subcomissão para aprofundar a reforma sindical, em sintonia com o nosso querido ministro Luiz Marinho. Temos produtos a entregar à sociedade, entre eles, a recuperação dos ataques que o movimento sindical sofreu no governo Bolsonaro. Não existe democracia sem sindicalismo forte”, defendeu.

Homenagens

Logo no início da reunião, após um vídeo institucional contando a história da entidade nas últimas quatro décadas, foi realizada uma homenagem a dois ex-presidentes da CUT já falecidos. Por sugestão do deputado Vicentinho, todas as pessoas no plenário se colocaram em pé e aplaudiram, durante um minuto, João Felício e Kjeld Jakobsen. Felício, falecido em março de 2020, presidiu a CUT entre 2014 a 2018. Jakobsen, morreu em dezembro do mesmo ano e comandou a entidade interinamente entre maio e agosto de 2000.

Já os demais ex-presidentes da entidade foram homenageados com um troféu e uma placa alusiva à data oferecida pelo presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues. Foram homenageados o primeiro presidente da central sindical, Jair Meneguelli (1983-1994), o deputado Vicentinho (1994-2000), Artur Henrique (2006-2012) e Sérgio Nobre, atual presidente da CUT (desde 2020).

Luiz Marinho, que presidiu CUT entre 2004 a 2006 – e atualmente ministro do Trabalho do governo Lula -, e Vagner Freitas, que comandou a entidade entre 2012 a 2020 e agora preside o Sesi, foram representados, respectivamente, pelo ex-deputado petista Professor Luizinho e pelo superintendente do Conselho do Sesi, Vagner Pinheiro.

Também discursaram durante a sessão solene os ex-presidente da CUT Artur Henrique; o presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues; a presidenta do Sindicato dos comerciários do DF, Geralda Godinho; o ex-deputado federal Professor Luizinho.

Entre os deputados federais do PT, homenagearam a CUT em pronunciamentos Erika Kokay (DF), Reimont (RJ), Jack Rocha (ES), Bohn Gass (RS) e Dandara (MG).

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast