Câmara terá ato em defesa da Amazônia na terça, 12/9

Greenpeace Brasil em parceria com Avaaz e 342Amazônia, entregarão documentos em defesa da Amazônia e da proteção dos povos indígenas a Rodrigo Maia

Um ato promovido pelo Greenpeace Brasil em parceria com a Avaaz e a 342Amazônia, será realizado nesta terça-feira (12), às 11h, no salão verde da Câmara dos Deputados. No ato está prevista a entrega de assinaturas e documentos em defesa da Amazônia e da proteção das populações indígenas da região ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Para o deputado Nilto Tatto (PT-SP), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, que apoia a iniciativa, o presidente ilegítimo Michel Temer age para exterminar a Amazônia.

“Desde que assumiu o governo, há mais de um ano, Temer vem atacando sistematicamente o setor ambiental e em especial a Amazônia, colocando em xeque a nossa soberania. Podemos ver todos os dias ele cedendo a ruralistas e ampliando programas que estimulam o desmatamento usando as verbas de políticas ambientais”, protestou.

Segundo Tatto, as medidas do Governo ilegítimo resultam em retrocessos socioambientais irreversíveis. “Temos que juntar nossas vozes e deixar claro que não aceitamos os planos desse desgoverno para a região”, explicou o presidente da comissão.

Michel Temer, por decreto, acabou com a Reserva Nacional de Cobre e seus Associados (RENCA). A área equivale ao tamanho do estado do Espirito Santo e trata-se de uma reserva de 4,7 milhões de hectares, rica em ouro e minérios.  A decisão deixa claro que o desgoverno quer passar florestas públicas para a iniciativa privada, abrir novas fronteiras para a mineração e petróleo e criar infraestrutura para escoar toda a produção.

O ato na Câmara é contra o enfraquecimento do licenciamento ambiental e da fiscalização sobre a mineração; a ocupação de terras públicas de alto valor ambiental; a anistia a crimes ambientais; o ataque a direitos trabalhistas e sociais dos camponeses e trabalhadores rurais; o não reconhecimento e demarcação de terras indígenas e quilombolas.

Do PT na Câmara