Camilo Santana comandará Ministério da Educação no governo Lula

Gestão do ex-governador no Ceará implementou universalização do ensino fundamental em tempo integral nos municípios do estado

SMW

Foto: SMV

O ministro da Educação do terceiro governo Lula será Camilo Santana, ex-governador do Ceará e senador eleito com quase 70% dos votos dos eleitores cearenses.

Camilo Santana nasceu em Crato, na região do Cariri e se formou em agronomia na Universidade Federal do Ceará. Tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição.

Iniciou a luta política no movimento estudantil, ocupando os cargos de presidente do Centro Acadêmico de Agronomia e de diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Servidor público federal concursado, Camilo ocupou de 2003 a 2004 o cargo de superintendente do Ibama no Ceará.

Em 2006 assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado. Foi eleito deputado estadual em 2010, tendo sido o mais votado. Em 2012, se tornou secretário das Cidades do governo Cid Gomes.

Nas eleições de 2014 foi escolhido pelo PT para disputar o governo do Ceará e foi eleito com 53,35% dos votos. Em 2018, diante da grande aprovação popular de sua gestão, que promoveu a inclusão social e a redução da desigualdade social no estado, ele foi reeleito no primeiro turno com quase 80% dos votos.

Durante os oito anos de governo petista no Ceará, a educação pública, que há décadas já se destaca como uma das melhores do país, continuou sendo uma prioridade através da implementação de novos programas e ações, como a universalização do tempo integral no ensino fundamental em todas as escolas públicas dos 184 municípios cearenses.

Camilo Santana agora terá a árdua missão de reconstruir uma das áreas do governo federal mais importantes e uma das mais prejudicadas durante os quatro anos de desgoverno de Jair Bolsonaro, quando a pasta sofreu pesados cortes em suas verbas, colocando em risco a qualidade da educação básica e o funcionamento de universidades e institutos federais, além de intervenções absurdas por parte do campo ideológico do governo de extrema-direita.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast