Candidaturas

Alanna Albernaz

1324

Goiás

Militante petista, já participou das administrações do PT na capital goiana. Defensora dos direitos das mulheres e jovens, soma-se à luta de ocupar os espaços de poder com mais mulheres.

Alba Cristina

1351

Ceará

Alba Cristina tem como principais bandeiras de luta a defesa da Previdência, das estatais, dos direitos humanos e dos direitos das mulheres.

Amélia Naomi

1350

São Paulo

America Bonfim

1310

Distrito Federal

Ana do Carmo

1363

São Paulo

Uma mulher simples e batalhadora. Ana do Carmo é gente como a gente, simples, honesta e guerreira. Nascida em Guaraciaba (MG), ela iniciou sua trajetória em São Bernardo do Campo, na década de 1960. No bairro Ferrazópolis, Ana do Carmo lutou pela chegada de infraestrutura. Casada, mãe de três filhos e avó de duas netas, ela teve sua militância social reconhecida e, em 1986, foi eleita vereadora. O sucesso do trabalho repetiu-se por outros três mandatos. Em 2002, foi candidata a deputada estadual e eleita como a primeira dona de casa na Assembleia Legislativa. Defendeu bandeiras como o direito dos trabalhadores e das mulheres, moradia popular, proteção aos animais e geração de empregos. Foi reeleita por três vezes Ela é candidata a deputada federal por indicação de seu partido e movimento sociais, que entendem que é necessário eleger uma mulher com o perfil do povo brasileiro.

Ana Michele

1322

Rio Grande do Norte

Vereadora pelo Partido dos Trabalhadores em Parnamirim/RN, Ana Michele é Presidente da Frente Parlamentar de Promoção e Defesa da Igualdade Racial, membro da Comissão Permanente de Desenvolvimento Urbano do Meio Ambiente e da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal da cidade. Atua na defesa dos direitos das mulheres, tendo como destaque a garantia do acompanhamento de doulas no parto humanizado. Membro do Grupo de Pesquisa Ações Promocionais e de Atenção à Saúde a Grupos Humanos em Saúde Mental e Coletiva – Departamento de Enfermagem UFRN. É Técnica em Saneamento (ETFRN), Graduada em Tecnologia em Meio Ambiente (CEFET) e em Enfermagem (UFRN), mestre em Enfermagem e Saúde Coletiva e doutora em Enfermagem e Saúde Coletiva. Servidora efetiva da Prefeitura Municipal do Natal, lotada no Hospital da Mulher – Maternidade Leide Morais, onde responde pela Gerência de Enfermagem. Professora doutora de cursos de graduação e pós graduação em universidades do estado.

Ana Paula Lima

Santa Catarina

Formada em enfermagem e obstetrícia pela Univali, filiada ao PT  desde 1987, foi a primeira mulher eleita deputada estadual por Blumenau em 2002, exercendo quatro mandatos consecutivos.

Na Alesc, foi presidente da Comissão de Saúde, da Comissão de Direitos Humanos e da Comissão de Turismo e Meio Ambiente, vice-presidente da Comissão de Proteção Civil e membro das Comissões de Segurança Pública, de Prevenção e Combate às Drogas e de Ética e Decoro Parlamentar. Além disso, Ana Paula também esteve à frente do movimento que originou a Bancada Feminina na Assembleia Legislativa, a qual coordenou em duas oportunidades.

Em 2012, candidatou-se à prefeitura do município de Blumenau. Em 2018, disputou para deputada federal e após muitas reviravoltas no TSE, assumiu o cargo em 2019. Em 2022, disputou novamente e foi eleita para deputada federal.

Ana Perugini

1321

São Paulo

Ana Perugini é deputada federal, eleita com quase 122 mil votos, presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Federal. Foi vereadora em Hortolândia entre 2005 e 2006, eleita deputada estadual em 2006, com 66.878 votos, e reeleita em 2010, com a preferência de 115.342 eleitores. Referência na defesa dos direitos das mulheres, Ana Perugini é autora do projeto que resultou na vacina do HPV, vírus que pode causar câncer, da proposta de valorização do trabalho das donas de casa e coautora da lei 13.363/2016, que garante licença a advogadas e advogados que se tornarem pais. Ana trabalha por igualdade, por uma economia que resgate a dignidade do trabalhador e da trabalhadora, com saúde pública, educação de qualidade para todos, fortalecimento dos municípios e da agricultura familiar.

Andrea Fontoura

1360

Rio Grande do Sul

Ângela Maria

1339

Paraná

Berenice da Silva

1356

Minas Gerais

Beth Mota

1310

Maranhão

Carla Maranhão

1314

Maranhão

Cátia Paz

1360

Maranhão

Célia Regina

1335

Paraná

Cheila Olalla

1351

São Paulo

Cheila Ollala é pedagoga, mãe e defensora das causas populares desde sua juventude. Viúva do espanhol Pablo Ollala, religioso e reconhecido militante dos direitos humanos, Cheila começou sua caminhada junto à Comunidades Eclesiais de Base e à Pastoral Operária. Junto com o povo pobre, luta por moradia e dignidade em diversos bairros da Zona Leste. Defensora dos direitos humanos, Cheila Ollala dedicou-se a enfrentar a violência policial, o extermínio da nossa juventude e o encarceramento em massa, dando apoio às mães do cárcere, lutando contra um sistema falido que só reproduz violência. Cheila é candidata a deputada federal para lutar pela democracia, por #LulaLivre, contra o golpe e pela volta dos direitos do povo trabalhador. Cheila quer ajudar Lula a fazer o povo ser feliz de novo, preservando nossas riquezas – como o petróleo – e trazendo de volta os direitos trabalhistas e as políticas sociais. Como deputada federal, Cheila Ollala vai trabalhar por um plano de redução dos homicídios, por uma nova política de drogas, pela reorganização das polícias e pelo fim do encarceramento em massa da juventude. Cheila defende recursos para educação, lazer, cultura e oportunidades para os jovens.

Christal do PT

1330

Mato Grosso do Sul

Ciça

1322

Minas Gerais

A luta começa da inquietude e isso eu tenho de sobra! É tempo de verdade e de fazer uma nova política. Tempo de ação! Vamos juntos, para construir uma Minas e um Brasil melhor!

Cícera do PT

1355

Tocantins

Cícera do PT, como é conhecida, reside em Santa Cruz, em Esperantina, na região do Bico do Papagaio (TO). É agricultora familiar, assentada da reforma agrária e quebradeira de coco. Graduada em Educação do Campo, com habilitação em artes visuais pela Universidade Federal no Tocantins (UFT). Teve a honra de lutar ao lado do Padre Josimo e da companheira Lurdinha no qual incentivaram a atuação das lutas sociais e partidárias. É militante do Partido dos Trabalhadores desde 1983. Foi vereadora em Esperantina de 2013 a 2016. Cícera vai representar a classe trabalhadora e elaborar projetos de leis que contemplem a todos da agricultura familiar e demais segmentos que defendem as causas sociais. Acredita que o poder da decisão está na política e por este motivo é pré-candidata a Deputada Federal.

Cícera Maria

1337

São Paulo

Sou Cícera Maria, mulher negra, nordestina, radicada em São Paulo, desde 1994. Residência na periferia da cidade, no Capão Redondo, atuando na militância de muitos anos na Pastoral da Juventude e no Movimento Negro. Durante minha trajetória, consegui-me muito bem como as exigências da menos que preferida. Caso seja oficial, minha prioridade será o fomento de Políticas Públicas que fortaleçam os grupos menos representados, dando especial atenção às demandas de mulheres negras, contribuindo para a formulação de uma das metas sociais, de raça e gênero, contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e com justiça social.

Cilmar Marques

1317

Goiás

Superintendente de Comunicação do Município de Perolândia e Coordenadora do Núcleo de Corte e Costura do Projeto de Assentamento Lagoa do Bonfim, atuou como vereadora de Perolândia e ocupou a presidência da Câmara em 2005.

Clara Farias

1344

Maranhão

Cristina Correa

1330

Minas Gerais

Além de política, Cristina é mãe, feminista e ativista pela adoção tardia, compondo a diretoria do GAPA – Grupo de Apoio à Pós-Adoção e colaborando com o CEVAM – Centro de Voluntariado de Apoio ao Menor, ONG voltada à capacitação para o apadrinhamento afetivo. Participa também de ações que incentivam o ingresso dos jovens no mercado de trabalho, através da capacitação e profissionalização, e o empreendedorismo feminino.

Cristina Del Papa

1317

Minas Gerais

Candidata a deputada federal, com mais de 20 anos de militância nos movimentos sociais e sindicais e em lutas gerais da sociedade. Defende a educação e a saúde pública gratuita.

Cristina Porto

1331

Bahia

Natural de Feira de Santana, 43 anos, mãe de gêmeas, dona de casa, chefe de família e professora. Começou a trabalhar aos 15 anos, e passou pela indústria, comércio, assessoria parlamentar, sala de aula e projetos ambientais. Em 1995 ingressou nos movimentos sociais (associações, conselho comunitário, movimento ambiental, conselhos, conferências, entre outros). Milita no PT desde 1997, com o propósito de ajudar a construir uma política onde prevaleça os interesses do povo.

Cristina Roberto

1303

Distrito Federal

Dalva

1313

Amapá

Nascida em Oiapoque, Dalva é pedagoga, mãe da Narjara e do Ronan. Foi dirigente do Sindicato dos Professores do Amapá e da CNTE. Foi Vice-governadora e governou o Amapá por nove meses, além de ter sido deputada federal por dois mandatos.

Dani Braz

1303

Paraná

Darla Cristina

1300

Acre

Dora Nascimento

1312

Amapá

Dora Nascimento foi vice-governadora do Amapá ( 2011/2014) e é ativista de movimentos sociais. O seu mandato vai trabalhar para trazer investimentos para o Amapá e direcionar emendas para fortalecer a produção familiar rural, visando desenvolver estratégias de mercado e de certificação para maior valorização dos produtos da floresta.

Dra. Anita

1340

Rio Grande do Sul

Dra. Lúcia Costa

1370

Rio de Janeiro

Advogada, administradora de empresa e juíza arbitral internacional. Presta atendimento jurídico gratuito às comunidades carentes da Zona Oeste, onde reside. Quer criar políticas de apoio às mulheres chefes de família; de capacitação de emprego para a juventude; assistência estudantil para jovens e adolescentes carentes; desenvolvimento do Grande Rio e incentivo à terceira idade, junto às empresas, aproveitando sua experiência e aumentando sua renda. Dra. Lúcia Costa: é dela que o povo gosta!

Edinéia Oribka

1377

Paraná

Edna Della Nina

1360

São Paulo

Sou jornalista, tenho 67 anos e um interesse especial nas questões relativas à defesa da mulher contra a violência, preservação do SUS, crescimento da presença de alunos das escolas públicas nos cursos superiores públicos e sou radicalmente contra qualquer ideia de privatização, especialmente dos bancos públicos e da Petrobrás. Reforma Agrária imediata, assim como a reforma urbana que dê resposta aos Sem Teto, são outras duas preocupações. Como jornalista, sei que a democratização dos meios de comunicação é necessidade urgente, sem o que a esquerda permanecerá sob ataque dos grandes grupos de mídia. Simpatizante do PT desde sua criação, filiei-me em 1991, quando participei do diretório municipal do PT em Campo Grande/MS. Ligada ao movimento sindical através do Sindicato dos Jornalistas desde o inicio de minhas atividades profissionais. No Mato Grosso do Sul ajudei a fundar e compus a primeira diretoria do Sindicato dos Jornalistas daquele Estado, ocupando a vice presidência e depois a presidência .Minha atuação como Deputada Federal naturalmente tem por prioridade a anulação de todos os atos implantados pelo governo golpista após o impedimento de Dilma Rousseff.

Edna Sampaio

1310

Mato Grosso

Elenira

1300

Santa Catarina

Elpídia

1302

Maranhão

Erika Kokay

1331

Distrito Federal

Fabíola Lemos

1377

Piauí

Façanha

1330

Rio de Janeiro

Esteticista e luta para a regulamentação da profissão desde 1999. Em 1993 ganhou um concurso com o trabalho “Tratamentos Estéticos Pós Queimaduras” e foi apresentada à comunidade internacional da cosmetologia estética, como a esteticista mais criativa do Brasil. Ganhou primeiro lugar do prêmio Payot, Revista Vida Estética e CIDESCO – Comitê Internacional de Estética e Cosmetologia. É presidenta licenciada do SINDETTERJ, fundadora da Federação Brasileira dos Profissionais Esteticistas. Presidiu a Associação dos Esteticistas de Niterói RJ e atuou na Câmara Federal em defesa da categoria.

Fátima Oliveira

1344

Ceará

Candidata a deputada federal, Fátima Oliveira tem a sua atuação marcada pela defesa dos direitos das mulheres e da pessoas com deficiência.

Fatinha

1321

Rondônia

Maria de Fátima Ferreira de Oliveira Rosilho é nascida em Porto Velho e professora formada pela Universidade Federal Rondônia. É servidora pública estadual há 14 anos e da Prefeitura Municipal de Porto Velho há 25 anos. Foi secretária municipal de Educação de Porto Velho e vereadora no período de 2013 a 2016. Militante nas causas da educação e das mulheres, compõe o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, onde exerceu a presidência até dezembro de 2016.

Flávia Hellen

1311

Pernambuco

Graduanda em direito, feminista negra e defensora da nova cultura política. Resolvi ser candidata porque fazemos parte da geração de jovens que ascenderam nos governos do PT, e estamos na luta para que os espaços institucionais reflitam a diversidade da nossa sociedade. Nós, mulheres negras, somos a maioria da população, entretanto, nossa representatividade não chega a 2%. Isso precisa mudar. Nossa campanha visa conquistar mentes e corações, pois, representatividade importa. Sendo eleita, vou estar a serviço da classe trabalhadora e colocar as pautas dos movimentos populares na centralidade do debate.

Fortaleza

1344

Espírito Santo

Gabriela Arantes

1386

São Paulo

Sou Gabriela Evangelista Arantes da Silva, 32 anos, filha de Rafael e Marina, irmã de Natalia, Rafael, Gabriel e Matheus. Casada com Danilo e mãe do Murilo, moradora do Zaira Pupim. Morei no “Garbela”, na Vl. Maria e Vl. Cruzeiro onde tive contato com influências culturais como HIP HOP me aprofundando em movimentos sociais que partilham de ações ideológicas, humanitárias. Estudante do GTL e do EESA, formada em Administração pela Faculdade Claretiana. Influenciado por mulheres fortes e guerreiras como minha mãe Marina, minha tia Sueli e a Dona Adriana Ferreira dos projetos sociais realizados nas periferias. Em 2015 me filiei ao PT, no ano seguinte me candidatei à vereadora. Com votação expressiva ocupei como suplente um cargo na Câmara em 2017, mesmo que somente por um mês, apresentei o projeto de lei do “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA”. Espero poder representar a juventude periférica na câmera federal. Do povo para o povo.

Gessyca

1320

Distrito Federal

Gleice Jane

1377

Mato Grosso do Sul

Graça do PT

1367

Rio de Janeiro

Maria das Graças Gomes Franco, professora do Estado ( C.E. Matias Neto ) e da Prefeitura municipal de Macaé ( Escola Olga Benário Prestes ) formada em Letras ( FAFIMA), pós graduada em Educação e Trabalho ( UFRJ ), comprometida com as causas da Educação e da Justiça social. Perseverante na política pela vontade de ver o estado do Rio e o país mais felizes, onde trabalhadores ativos e aposentados sejam respeitados e os jovens possam construir seu futuro e o da Nação.

Helena Freitas

1316

Maranhão

Ieda Maria

1330

Maranhão

Inês

1340

Espírito Santo

Isabel Cristine

1307

Goiás

Isabel Cristine sempre fez a defesa dos direitos humanos, das comunidades tradicionais de terreiro, da visibilidade das mulheres lésbicas e dos direitos LGBTI.

Jociane Bueno

1350

Paraná

Joice Krieger

1399

Santa Catarina

Meu nome é Joice Maira Andreola Krieger. Nascida em Curitibanos, sou casada e tenho 2 filhos. Filiada ao PT desde 2015, tenho 36 anos e sou empresária. Em 2016 fui candidata vice-prefeita de Curitibanos. Minha luta é em defesa as mulheres, pela revogação da reforma trabalhista, por educação e saúde digna para todos.

Josinete

1333

Espírito Santo

Juciane Marques

1345

Maranhão

Júlia Martin

1320

São Paulo

Chegou a hora da juventude e das mulheres! Vem com a gente por emprego, justiça social, educação, saúde pública de qualidade e uma política renovada! Júlia, nossa candidata à Deputada Federal! Jornalista, iniciou politicamente na universidade, defendendo com o movimento estudantil projetos por uma educação gratuita e de qualidade. Após uma importante passagem pelo movimento sindical, Júlia trabalhou em televisões, rádios e blogs alternativos. Atuou nas prefeituras de São José dos Campos e de São Paulo, onde fortaleceu a construção de políticas públicas na área de Direitos Humanos, ao lado de Eduardo Suplicy. Como assessora parlamentar na Alesp, conquistou recursos para cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte, investidos em hospitais, ambulâncias e conselhos municipais. Contamos com você para eleger a Júlia e garantir uma representante que defenda emprego de qualidade, SUS, reforma agrária popular, feminismo e o socialismo como alternativa de real transformação do Brasil. Vote Júlia!

Leide

1355

Espírito Santo

Leide Ferreira

1399

Amapá

Leila do PT

1310

Mato Grosso do Sul

Lourdinha Felix

1311

Ceará

A defesa dos direitos das mulheres e dos serviços públicos são as principais propostas de mandato de Lourdinha Felix, candidata a deputada federal.

Luara

1356

Espírito Santo

Manu

1369

Bahia

Manu 1369, é mulher negra, gorda, feminista, militante e professora da rede municipal de Salvador e candidata a deputada Federal pelo PT.

Marcela Romão

1331

Espírito Santo

Marcia Carvalho

1334

Espírito Santo

Margarida Salomão

1314

Minas Gerais

Margarida tem como pauta principal a representação de Juiz de Fora e dos municípios da região da Zona da Mata no Congresso Nacional.

Maria de Simoni

1327

São Paulo

Maria do Rosário

1370

Rio Grande do Sul

Maria do Rosário é natural de Veranópolis e migrou com a sua família para Porto Alegre aos 9 anos. Professora das redes estadual e municipal, foi vereadora, deputada estadual. É deputada federal e foi a primeira mulher ministra dos Direitos Humanos. É reconhecida pela dedicação às causas que defende, seja na defesa das mulheres, da infância, dos direitos, da diversidade, da educação e da qualidade de vida. Em tempos em que muitos só defendem seus próprios interesses, Maria do Rosário é diferente. Ela jamais traiu a confiança da população, se destacando por sua coerência em defesa daquilo que é justo.

Maria Vanir

1314

Tocantins

Maria Vanir é educadora popular e Bióloga, pós-graduada em gestão e planejamento ambiental. Especialista em controle social, gestão pública e educação em direitos humanos, com experiências na Prefeitura de Palmas e em projetos de formação desenvolvidos no estado. É sócia fundadora do Centro de Educação Popular e membra do Centro de Direitos Humanos da capital. Também coordena o Movimento Estadual de Direitos Humanos no Tocantins, é conselheira estadual de Direitos Humanos, Economia Solidária e da Criança e do Adolescente. Ao longo da vida, Maria Vanir dedicou-se na luta pela educação cidadã, pelo direito à livre expressão da palavra, à voz das crianças, dos adolescentes, dos jovens, dos indígenas, das pessoas com deficiências, dos artistas, das mulheres e homens que promovem o direito à democracia, ao futuro e a vida digna.

Mariana Janeiro

São Paulo

Mariana Janeiro é Especialista em Comunicação, Filosofia e Semiótica. Líder feminista em Jundiaí (SP) e região. Militante a ativista negra, feminista e materna. Foi candidata a Deputada Federal por São Paulo nas Eleições de 2018.

Fundadora da frente feminista “Quem Calou Petronilha?” (2016). Fundadora da Rede Valentes (2018), Delegada nacional na IV Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres (2016), delegada estadual na I Conferência Estadual de Saúde das Mulheres (2017), delegada estadual da 8ª Conferência Estadual da Saúde (2019).

Aos 28 anos, atualmente está Secretária Nacional de Mobilização do PT e Vice-Presidenta do PT de Jundiaí.

Marilia Ribeiro

1352

São Paulo

Marinalva Brito

1314

São Paulo

Marlene Basílio

1366

Paraná

Marta Costa

1333

Pará

Michelle da Comunidade

1343

São Paulo

Miguel Ângelo

Minas Gerais

Miguel Ângelo é mestre em Políticas Públicas, advogado apaixonado por direito social, filho de Durval e Leir. Militante dos Direitos Humanos, advogado e mestre em Políticas Públicas, Miguel Ângelo iniciou sua caminhada na política ao lado pai, o ex- deputado estadual Durval Ângelo. Como subsecretário de Estado de Juventude (2015- 2016), reformulou o Conselho e aprovou o Plano Estadual. Integra o coletivo TRIBO/PT. Na Câmara, integra as comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCCJ), e a de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.

Neide Carvalho

1320

Piauí

Neide Lula da Silva

1340

Pernambuco

A minha atuação começou em 1989, no movimento estudantil e esportivo. Em 1998, entrei no movimento de mulheres e, logo depois, de mulheres negras. É minha luta e meu dever continuar o trabalho de milhares de mulheres assassinadas, por estar no parlamento e nos movimentos sociais defendendo o direito de igualdade para todas(os), inclusive para as mulheres negras. Pretendo desenvolver projetos sustentáveis no que se refere ao enfrentamento à violência contra as mulheres, sobretudo as negras. Também faz parte das minhas bandeiras de luta a defesa aos direitos das mulheres negras, trans e lésbicas, além da moradia digna, saúde e educação de qualidade e combate ao racismo.

Odimar Guimarães

1307

Amazonas

Odimar Guimarães é professora de Filosofia, pós-graduada em Gestão de Políticas Públicas pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo. Mãe de três filhos, é filiada ao PT desde 2000. Foi presidenta da Zonal 04 por dois mandatos. Foi Secretária de Mulheres e atualmente está como presidenta do Partido dos Trabalhadores em Manaus. Concorre ao cargo de deputada federal por acreditar que a mulher deve lutar para ocupar os espaços de poder em todas as esferas. Luta contra todo tipo de violência e defende a autonomia financeira da mulher.

Ofélia

1377

Minas Gerais

Militante do Movimento Negro, Assistente Social e Secretária de Combate ao Racismo do PT-MG.

Paola

1301

Rio Grande do Sul

Paula Leite

1301

São Paulo

Priscila Ramos

1330

Pernambuco

Candidata a Deputada Federal pelo PT/PE, 34 anos, casada, formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e mestranda em Políticas Públicas pela Faculdade Latino-Americana de ciências Sociais (FLASCO). Tenho 20 anos de militância. Filiada ao PT desde 2006, participei, durante 12 anos, das gestões públicas do PT em Recife e fui membro dos Diretórios de Recife e de Pernambuco nas gestões de 2007, 2009 e 2015. Saio candidata com o propósito de lutar contra o golpe e pela restauração da democracia no Brasil. Enquanto parlamentar, pretendo propor instrumentos de participação, interação e controle social, entre o poder público e a população, no que se refere as políticas públicas.

Profª Elaine Terron

1355

São Paulo

Profª Sandra Cantil

1329

São Paulo

Professora Ângela

1390

Sergipe

Professora Fran

1312

Maranhão

Professora Giane

1343

Paraná

Professora Josete

1363

Paraná

Professora Maria Regina

1301

Mato Grosso do Sul

Professora Mariana

1307

São Paulo

Professora Milene

1369

Pará

Professora Rita Della Giustina

1321

Rio Grande do Sul

Promotora Leida Diniz

1344

Piauí

Rachel Marques

1331

Ceará

Rachel Marques tem como bandeiras de luta o enfrentamento à violência contra a mulher, a defesa da democracia e dos direitos do povo brasileiro, reforma agrária e autonomia para o povo do campo, saúde pública universal e gratuita para todas e todos e o combate aos retrocessos promovidos pelo golpe.

Rafaela Andrade

1311

Minas Gerais

Raquel Souza

1377

Acre

Raquel Souza tem 37 anos e foi a primeira mulher do PT a disputar uma vaga na Câmara Federal pelo Acre. Nascida na capital Rio Branco, filha de Raimundo Nonato Henrique de Souza e Auxiliadora Fernandes dos Santos, é graduada em Secretariado Executivo e Pedagogia. Atua como agente comunitária de saúde. As suas principais bandeiras de luta estão voltadas para as populações ribeirinha, sem-terra, LGBT e para a defesa do direito à saúde pública e de qualidade.

Rebeca Gomes

1321

Distrito Federal

Rebeca Queiroz

1300

Amazonas

Me chamo Rebeca Queiroz, tenho 22 anos, sou acadêmica do curso de Direito. Filha, mãe, esposa e trabalhadora, comecei minha trajetória em defesa dos direitos sociais em 2012, quando iniciei minha militância no movimento estudantil. Nessa época, tive a oportunidade de compor a direção da União Municipal dos Estudantes Secundaristas -UMES/Manaus e logo em seguida tive a honra de participar de duas direções da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES, compondo a entidade pela pasta de Escolas Públicas e Cultura.

Rogéria Carvalho

1347

Rio de Janeiro

Professora, presidenta da Associação de Moradores Barão São José Operário, na Praça Seca, Rogéria pretende, em seu mandato, melhorar e fortalecer a educação e saúde em sua região, sem esquecer da segurança, tão frágil no estado do Rio de Janeiro. Desde o início de sua trajetória, esteve ao lado do presidente Lula. Ninguém fez tanto pela educação como ele! Durante os seus governos, novas universidades e escolas técnicas foram criadas; as vagas foram ampliadas e o Brasil passou a oferecer muito mais oportunidades para o nosso povo.

Rosa Oliveira

1388

São Paulo

Rose da Silva

1389

Rio de Janeiro

Militante desde 2000, residente em Itaboraí, é mãe de dois filhos e filha de anistiado político. O engajamento na luta pela cidadania e direitos da população levou Rosimeri a fazer graduação em Serviço Social, pelo FIES. Realizou trabalhos de inclusão social no âmbito educacional, ocupou cargos em empresas de cosméticos, advocacia e supermercados. Em 2012, lançou sua primeira candidatura a vereadora, pelo município de Itaboraí. Em 2014, foi candidata a deputada estadual. Sempre leal ao Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, mantém-se firme em defesa de suas bandeiras – educação, com foco nas crianças e adolescentes, e valorização dos profissionais de Serviço Social. Rosimeri é pré-candidata a deputada federal e acredita que estimulando o ensino desde a pré-escola, conseguiremos construir um país melhor, mais justo e igualitário.

Rose Duarte

1365

Amapá

Sou Rose Duarte, tenho 39 anos, sou mãe, esposa, mulher negra, secretária executiva e empreendedora individual. Oriunda do Movimento negro, estudantil e sindical, milito no PT há 13 anos. Primeira mulher a assumir a Secretária Municipal de juventude do DM ∕ PT. Durante minha vida acadêmica, coordenei o Centro Acadêmico do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Amapá -Unifap. Em 2008 assumi a Coordenação de Saúde do Diretório Central dos Estudantes da UNIFAP. Enquanto militante sindical presidi, o Sindicato dos Profissionais de Secretariado do Estado do Amapá (SINPROSEAP) e atuei como membro da Federação Nacional das Secretárias e Secretários (FENASSEC).

Sabrina Braun

1323

Minas Gerais

Natural de Teófilo Otoni, Administradora, Pós-Graduada, gestante da Laura, instrutora ProJovem. Vamos lutar pela retomada imediata da Pátria Educadora! A educação é a melhor ferramenta de desenvolvimento de um povo.

Setima Araujo

1331

São Paulo

Silvana Diniz

1346

Mato Grosso do Sul

Simone

1300

Rio Grande do Sul

Simone Saturnino Braga

1382

Rio de Janeiro

Bancária, feminista, defende as empresas públicas, combate a intolerância religiosa, luta pela igualdade de gênero. Defende os direitos dos animais e do meio ambiente. Formada em Comunicação Social, é concursada da Caixa desde os 19 anos, onde começou a lutar nas entidades associativas e sindicais, em defesa dos trabalhadores e do banco público. Atualmente, é vice-presidenta das Associações de Empregados (APCEF) e de Gestores (AGECEF) da Caixa e faz parte do Comitê Estadual em Defesa das Empresas Públicas, que visa ampliar o diálogo e a união entre funcionários e entidades de empregados contra as privatizações.

Socorro Nogueira

1300

Amapá

Única vereadora petista do Estado do Amapá. Concorre à vaga de deputada federal, a partir de Santana, segundo município mais populoso do estado.

Socorro Pontes

1340

Paraíba

Sônia Doin

1349

São Paulo

Stela Dalecio

1300

São Paulo

Telma de Souza

1304

São Paulo

Vanessa é o Bicho

1324

Distrito Federal

Vera Lúcia

Bahia

Vera Lúcia, mais conhecido como “Nane”, é professora e sempre atuou em atividades voltadas à cultura no município de Santo Antônio de Jesus. Foi candidata a deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT), em que militou indiretamente há 29 ano. Com projetos de empreendedorismo na área social e com política pública, interage nas áreas de saúde das mulheres, idosos e crianças, abrangendo também o público jovem com diversos cursos de capacitação profissional, para serem inseridos ao mercado de trabalho.

Verônica Lima

1358

Rio de Janeiro

Verônica Lima é vereadora de Niterói, a primeira mulher negra a assumir o cargo na história da cidade. É defensora do direitos humanos, do povo negro, das mulheres e das políticas de assistência social para os que mais precisam.

Ao longo de sua trajetória, criou leis fundamentais como o primeiro Estatuto Municipal de Igualdade Racial do Brasil, com cotas de 20% para negros e negras nos concursos públicos; a Lei que destina 3% das vagas em serviços e obras públicas para moradores em situação de rua; o primeiro Estatuto da Pessoa Gestante do país, garantindo direitos e o combate à violência obstétrica e o Programa de Enfrentamento às Fake News, contra a indústria de mentiras e em defesa da nossa democracia. Além de diversas outras conquistas. Agora ela é candidata a Deputada Estadual, para fazer ainda mais pelo povo do estado do Rio de Janeiro.

#ORioQueEuQueroVê tem dignidade, oportunidade, emprego e comida pra todos pra valer!

Victória

1390

Paraná

PT Cast