Caravana Lula Por Minas Gerais chega aos vales do Rio Doce e Mucuri

Ricardo Stuckert

Lula em Nova Palmeira, Paraíba, pela caravana Lula Pelo Brasil

No Mucuri, em Teófilo Otoni, Lula verá de perto a mudança promovida na região com a instalação de uma universidade federal feita durante seu governo.

A caravana Lula Por Minas Gerais chega ao seu segundo dia nesta terça-feira (24) quando Lula irá percorrer de ônibus duas importantes regiões do estado: os vales do Rio Doce e Mucuri.

Durante a manhã, ele visitará o viveiro de mudas feito pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) cujo objetivo é recuperar áreas degradadas pelo rompimento da barragem da Samarco, responsável pela devastação do rio que dá nome à região.

Depois, a caravana segue para Governador Valadares, onde será realizado um ato na Bacia do Rio Doce. Após o rompimento, ocorrido em 2015, a vida no Rio Doce ficou seriamente comprometida, bem como todo ecossistema ambiental, causando danos, inclusive aos moradores de todas as regiões dependentes de suas águas.

Na parte da tarde, o ex-presidente Lula segue para Teófilo Otoni, no vale do Mucuri, onde verá de perto as mudanças promovidas por seu governo na área da educação. Ele vai visitar o campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri instalado durante o seu governo naquele município através do programa de extensão das universidades federais, criado em sua gestão.

Após a visita, ele segue para o ato “Em defesa da Educação” na Praça Tiradentes, em Teófilo Otoni. Durante os governos do PT, a educação nos vales do Rio Doce e Mucuri passaram por uma verdadeira transformação, quando foi ampliado o acesso aos ensinos superior e técnico, com a interiorização dos campus e programas de financiamento e bolsas.

Em Governador Valadares, as matrículas no ensino superior cresceram de 7.447 para 11.285, entre 2003 e 2014. Em Teófilo Otoni, mais de 12 mil pessoas conseguiram entrar no Pronatec.

Quanto aos investimentos em programas sociais, o Bolsa Família, programa que mudou a cara do Brasil nos governos do PT atende 55 mil pessoas em Governador Valadares, e 31,6 mil pessoas em Teófilo Otoni.

O projeto Lula pelo Brasil é promovido pelo Partido dos Trabalhadores e pela Fundação Perseu Abramo e tem o objetivo de fazer uma escuta da população, quando Lula volta para a estrada para ver de perto as mudanças promovidas por seus governos e também o resultado dos retrocessos nos programas sociais promovidos pelo governo golpista.

A cobertura completa com fotos e vídeos da caravana Lula por Minas Gerais pode ser acessada nos sites e redes sociais de Lula, do PT Nacional e da Fundação Perseu Abramo.

Serviço:

Periquito: 08h30 – Visita ao viveiro de mudas (MST)

Governador Valadares: 10h00 –Visita a Bacia do Rio Doce

Local: Feira da Paz

Teófilo Otoni: 17h00 – Visita a Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha e Mucuri

Local: Rua Cruzeiro, 01 – Jardim São Paulo

19h00 – Ato em defesa da Educação na Praça Tiradentes