“Central de Cartas para Lula” se espalha pelo Brasil

Movimentos populares têm se organizado para enviar cartas a Lula, que ele tem lido como informaram seus advogados e familiares

Foto: Elineudo Meira

Central de cartas para Lula em São Paulo

Desde a prisão política do ex-presidente Lula, militantes e ativistas têm se organizado em diversas cidades do país para contribuir com a campanha “Cartas para Lula.” O presidente, através dos seus familiares, informou que recebeu as cartas e agradeceu o carinho do povo.

Em São Paulo, o “Comitê de Teatro e Ativistas pela Democracia e Lula nas eleições”, criou a ação “Central de Cartas #LulaLivre”, que tem realizado diversas atividades em espaços públicos para colher cartas da população.

Nesta terça-feira (18), a atividade ocorreu em frente ao Theatro Municipal, na Praça Ramos. Uma das organizadoras do Comitê, a atriz Débora Duboc destacou a adesão popular da iniciativa, que ao dialogar com a população tem ajudado no desmonte do discurso de ódio e ajudado a refletir sobre os motivos desta prisão politica.

O estudante de engenharia civil, bolsista do ProUni, Robson Santos, foi uma das pessoas que participou do evento. Para ele, essa prisão faz parte de toda uma manobra que iniciou com o golpe da presidenta eleita Dilma Rousseff. “Lula é um preso político, igual ao Mandela, ele tem que sair da prisão e concorrer às eleições para presidente.”

Outro participante da atividade foi Roberto José da Silva, ex-porteiro, hoje desempregado. “Na minha carta, eu agradeci ao Lula por tudo que ele fez para o país”, e completou: “A prisão do Lula é um absurdo, ele não fez nada, ninguém provou nada contra ele. Tanto ladrão por aí e vão prender logo o Lula que ajudou tanta gente, inclusive eu.”

Atividades como essa de colheita de cartas tem ocorrido em diversos lugares do país. Já foram identificadas iniciativas em Recife, Belo Horizonte, São José do Rio Preto (SP) e em Goiás. Em São Paulo, a ideia é expandir a iniciativa para várias regiões da cidade.

O presidente do Diretório Municipal do PT- SP, Paulo Fiorilo participou da atividade nesta terça-feira, e fez entrevista com uma das organizadoras da Central de Cartas #LulaLivre em São Paulo, Débora Duboc.

Veja a entrevista:

Cartas para o Lula no centro de São Paulo.

Publicado por Paulo Fiorilo em Quarta-feira, 18 de abril de 2018

Por Diane Costa – Assessoria de Comunicação do Diretório Municipal do PT-SP