China retira os últimos embargos às exportações de frigoríficos brasileiros

Decisão libera embarques de duas plantas, uma em Mato Grosso, outra no Pará

Divulgação/Abiec

China retira os últimos embargos às exportações de frigoríficos brasileiros

A Administração-Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês) retirou o embargo para as exportações de carnes de mais dois frigoríficos brasileiros. Com a decisão, o Brasil deixa de ter plantas com restrições para exportar ao país asiático.

Tomada nesta terça-feira (16), a medida do órgão chinês liberou a retomada das exportações de carnes de aves da unidade da BRF em Lucas do Rio Verde (MT) e de carne bovina do frigorífico Masterboi, em São Geraldo do Araguaia (PA).

Durante a pandemia, os bloqueios da China foram recorrentes, e alguns duraram quase dois anos. A unidade da BRF no Mato Grosso teve as exportações suspensas em março de 2022. Já a planta de bovinos da Masterboi estava bloqueada desde abril do ano passado.

“Depois de um dia tenso com a confirmação dos casos de gripe aviária em aves silvestres no litoral brasileiro, nós comprovamos na prática o que sempre dizemos, que o sistema de defesa brasileiro é eficiente, transparente e garante a qualidade dos nossos produtos”, disse o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nas redes sociais. “Independentemente de qualquer crise sanitária, o Brasil tem bom controle, garante a qualidade dos seus produtos e continua exportando para os mercados mais exigentes”, concluiu.

Em novembro de 2022, a China anunciou a retirada das barreiras para dois frigoríficos que estavam suspensos desde a metade de 2020. Em março deste ano, durante visita da comitiva brasileira ao país asiático liderada por Fávaro, houve o desbloqueio de outras duas unidades: o Frigorífico Redentor, de Guarantã do Norte (MT), que ficou sem exportar desde agosto de 2022, e a planta da BRF em Marau (RS), que não embarcava carnes de aves desde dezembro de 2021.

O desbloqueio anunciado nesta terça-feira pela Administração-Geral de Alfândegas da China era aguardado desde a missão ao país asiático. Faltavam poucos detalhes para serem ajustados. Nas últimas semanas, os técnicos brasileiros receberam sinalizações de que a retomada dos embarques seria autorizada. Com a decisão da GACC, ao todo, 104 frigoríficos brasileiros estão habilitados para exportas carnes de aves, suínos e bovinos para a China.