Com Gleisi e Haddad, Acre debate legado de Lula e rumos para região

Na 4ª Conferência da Amazônia no Acre, presidenta Nacional do PT Gleisi Hoffmann e Fernando Haddad reforçaram candidatura de Lula e seus planos para terceiro mandato

Gleilson Miranda

Ato Lula Livre Amazonas

No segundo dia da 4ª Conferência da Amazônia, que acontece até sábado (19) em Rio Branco (AC)  com o objetivo de reunir as forças políticas progressistas da região e para manter a resistência pela liberdade de Lula, a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, e o coordenador do Plano Lula de Governo, Fernando Haddad, reforçaram a importância de  candidatura do ex-presidente para barrar os retrocessos impostos pelo governo ilegítimo de Michel Temer desde o golpe de 2016.  

“A nossa definição é que vamos registrar a candidatura de Lula e lançar mão de todos as possibilidades jurídicas para viabilizá-la. Mais uma vez repito: agora não existe plano B. Existe plano Lula”, argumentou Gleisi.

“Lula está seguro de que a candidatura será registrada. Sabemos que é um processo que envolve muitos poderosos. Isso envolve também a soberania popular. Temos que evitar mais um tapetão”, ressaltou Haddad no evento, que terminou com o belo ato Lula Livre Amazônia em frente ao Palácio do Governo.

O ex-prefeito de Rio Branco e pré-candidato ao governo do Acre, Marcus Alexandre, e o deputado federal Sibá Machado também participaram do diálogo com a imprensa.

A presidenta nacional do PT parabenizou a iniciativa popular e lembrou que as propostas apresentadas farão parte do programa de governo petista, que será apresentado junto com a candidatura de Lula à Presidência da República.

“Tudo que for discutido aqui servirá como base para a elaboração do programa de governo que nós apresentaremos para o povo brasileiro junto com a candidatura de Lula. O ex-presidente foi um dos que mais destinou recursos para os estados dessa região porque ele sabe que essa parte do Brasil também precisa se desenvolver”, afirmou.

“Após 40 dias preso, Lula continua na liderança nas pesquisas de intenção de voto. Não tem ninguém que preencha a esperança do povo brasileiro. Aliás, só aumenta a empatia do povo pelo ex-presidente Lula.As pessoas sabem que é uma sacanagem o que estão fazendo com ele”, argumenta Gleisi.

Quando perguntada sobre como tem sido os encontros com Lula na sede da Polícia Federal, Gleisi voltou a tranquilizar os seus milhões de admiradores. “O Lula é uma fortaleza. Ele tem muita noção do que representa para o Brasil. Ofereceram asilo e embaixadas. Ele poderia ter ido para o Uruguai e pedido asilo quando esteve na fronteira. Mas ele preferiu ficar com o povo!”

Presidenta do PT e senadora Gleisi Hoffmann e o ex-ministro Fernando Haddad participam da IV Conferência da Amazônia, em Rio Branco (AC), com a presença do governador Tião Viana (PT) e representantes dos estados de toda a Região Norte do país

União da esquerda

Durante o encontro que tiveram com Lula na quinta-feira (17), Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann aproveitaram para debater com o ex-presidente novas diretrizes do plano de governo que pretende devolver o Brasil ao povo brasileiro após a série de ataques democráticos impostos desde o golpe de 2016.

“O que Lula deixou para mim foram diretrizes que ele imagina ser a arquitetura do seu terceiro mandato. Ele me deixou uma série de solicitações. Agora temos uma derradeira etapa para a validação das estancias partidárias e a consolidação do Plano Lula de Governo”, explicou Haddad.

Sobre as condições do ex-presidente, mantido como preso político desde o dia 7 de abril, Haddad foi enfático: “O Lula está em forma tanto intelectual quanto física para este embate. Ele sabe que o que está em jogo é o futuro do Brasil”.

“Nós nunca chegamos a colocar a soberania do país. No golpe de 1964 ninguém duvidava do patriotismo dos militares. Hoje nem isso tem. Embora não tenha tanques nas ruas é um momento ainda mais complicado. Podemos seguir neste retrocesso ou voltar a um projeto que já provou ser favorável ao povo brasileiro”, conclui Haddad.

Gestores e militância

Ao fim da coletiva, a presidenta nacional do PT parabenizou a atuação dos gestores petistas à frente da prefeitura da capital e governo do Acre, e lembrou que Lula tem um grande carinho pelo povo acreano e que somou esforços para melhorar a vida da população durante as administrações da Frente Popular do Acre, coalizão de partidos que apoiam o PT no estado.

“Estamos muito satisfeitos com o trabalho realizado aqui. O ex-presidente Lula tem um carinho especial pelo Acre. Temos aqui parlamentares dedicados e uma militância comprometida!”

Conferência

A 4ª Conferência da Amazônia segue neste sábado (19)  com o objetivo de reunir as forças políticas progressistas da Amazônia, os movimentos sociais organizados e as novas expressões de organizações sociais para retomar o papel protagonista em um projeto alternativo de vida sustentável na região.

O evento, que reunirá delegações dos estados do Norte, é promovido pelo Partido dos Trabalhadores, pela Fundação Perseu Abramo, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), a União Nacional dos Estudantes, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), pelo Comitê Chico Mendes, o Grupo de Trabalho Amazônico e o Conselho Nacional dos Seringueiros.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT-AC

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast