Com o voto do PT, Senado garante à mulher prevenir câncer pelo SUS

Vai à sanção presidencial projeto de lei que inclui a prevenção aos cânceres de mama, colo de útero e colorretal entre medidas de atenção integral à saúde da mulher asseguradas pelo Sistema Único de Saúde

Site do PT

A bancada do PT no Senado votou a favor da aprovação definitiva em Plenário do projeto de lei (PL 6.554/2019)

A bancada do PT no Senado votou a favor da aprovação definitiva em Plenário nesta terça-feira (29) do projeto de lei (PL 6.554/2019) que garante às mulheres acesso a medidas de prevenção dos cânceres de mama, do colo uterino e colorretal pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O texto segue à sanção presidencial.

A iniciativa, da então senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), inclui essas doenças como alvo das medidas de atenção integral à saúde da mulher asseguradas pela saúde pública. O texto original previa a realização de mamografia em mulheres de faixa etária definida pelo SUS ou quando solicitado pelo médico em casos de risco elevado de câncer de mama ou de necessidade de diagnóstico mais preciso. Na Câmara, o projeto foi alterado para se tornar mais abrangente e sem limitação de idade.

O substitutivo traz a garantia de que todas as mulheres que tenham atingido a puberdade, independentemente da idade, realizem exames citopatológicos do colo uterino, mamográficos e de colonoscopia, com estratégia ampla de rastreamento. E inclui também às mulheres com deficiência e às idosas condições de equipamentos adequados para a realização dos exames.

A aprovação acontece no mesmo período em que se realiza a campanha de conscientização Março Azul-Marinho, em que prédios públicos e outras peças publicitárias adotam a coloração para estimular a prevenção contra o câncer colorretal. A conscientização é fundamental para que se faça diagnóstico precoce e, se for o caso, tratamento imediato da doença.

Do PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast