Com PT, mais de 9 mil famílias ganharam um lar em São Leopoldo

Cidade gaúcha, que tem o petista Ary Vanazzi como prefeito, deu grande salto de qualidade de vida com governos Lula e Dilma e agora recebe Lula pelo Brasil

Charles Dias

Ary Vanazzi, prefeito de São Leopoldo

Localizada a pouco mais de 30 quilômetros de Porto Alegre (RS), a cidade de São Leopoldo tem passado por profundas transformações durante os mandatos do prefeito petista Ary Vanazzi, reeleito em 2008 com o respaldo de 78% de votos.

O município está na programação da quarta etapa de Lula pelo Brasil, que neste mês percorre os três estados do sul do país. A visita do ex-presidente Lula é fundamental, diz o prefeito, para relembrar o legado deixado pelo ex-presidente durante os anos em que esteve à frente do governo federal.

“A vinda de Lula para cá representa um momento muito especial para as cidades gaúchas, especialmente São Leopoldo, que teve grande apoio do governo federal para superar as más gestões anteriores e proporcionar à população diversos benefícios nas áreas da saúde, habitação e infraestrutura”, relembra Vanazzi.

O prefeito cita como uma das grandes heranças deixadas pelo PT as mais de 9 mil moradias destinadas à população por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, num investimento de R$ 683,11 milhões (R$ 257,93 milhões em subsídios), o reassentamento de bairros antes esquecidos na periferia da cidade, a inauguração de uma estação de tratamento de esgoto e a criação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Scharlau, referência na área da saúde local.

Com sete equipes de saúde bucal graças ao Brasil Sorridente e dez médicos do Mais Médicos, que beneficiaram 35 mil pessoas, além de outras 53 mil que receberam medicamentos gratuitos, a cidade viu ainda mais de 6 mil famílias, cerca de 26 mil pessoas, atendidas no Bolsa Família só em 2016.

“O apoio que o governo federal nos dava durante os governos de Lula e Dilma nunca mais aconteceu depois do golpe. Foram tempos de grande desenvolvimento para a população. Com Michel Temer, nunca mais houve qualquer apoio. O nosso município foi praticamente esquecido. Estamos numa situação muito delicada em função do congelamento dos investimentos”, denuncia.

Vanazzi, no entanto, tem se mostrado otimista diante do imenso apoio dado pela maior parte da população do país ao ex-presidente Lula. “A imagem de Lula tem papel fundamental na história não só do país como também de toda a América Latina. Estaremos ao lado do ex-presidente até o fim. É o nosso desejo. É o desejo do povo”.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast