Com reconhecimento, Paulo Bomfim vai disputar reeleição em Juazeiro (BA)

Atual prefeito do importante município baiano do vale do São Francisco foi indicado por unanimidade durante encontro virtual do PT

Ivan Cruz Jacaré

Paulo Bomfim, prefeito de Juazeiro (BA)

O Partido dos Trabalhadores de Juazeiro lançou a pré-candidatura do prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, à reeleição à prefeitura do município, por unanimidade, para continuar o processo de mudança e desenvolvimento que a cidade vem passando no últimos anos, desde 2009, a partir da eleição do ex-prefeito Isaac Carvalho. Num encontro democrático, e diferente, de modo virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus, que exige distanciamento e isolamento social, lideranças nacionais, estaduais e municipais destacaram que Juazeiro é prioridade para o maior partido do Brasil, que promoveu mudanças sociais e econômicas no Brasil, atendendo às classes mais pobres.

O senador Jaques Wagner participou do encontro e destacou que o prefeito Paulo Bomfim tem o perfil de um homem público aberto ao diálogo com a comunidade e as forças políticas que querem trabalhar para o desenvolvimento da cidade. “Tenho certeza que o povo de Juazeiro reconhece esse projeto que vem, desde 2009, com o ex-prefeito Isaac Carvalho, colaborando para a transformação do município. As pessoas precisam só relembrar o que era o município antes de 2009 e como a cidade está agora”, afirmou, desejando a Paulo Bomfim uma campanha política tranqüila, limpa e sem agressão.

A presidenta nacional do PT, Gleisi Hoffmann, avaliou esse momento de pré-candidatura como muito importante para reafirmar o projeto político em favor das classes populares, diante de um governo nacional que retira direitos dos trabalhadores. Para o PT Nacional, Juazeiro é prioridade junto com o Governador Rui Costa no enfrentamento da pauta conservadora e para garantir a continuidade do projeto político popular em favor da classe trabalhadora.

O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, afirmou o compromisso do partido com a reeleição do projeto vitorioso que Paulo Bonfim representa em Juazeiro. “A nossa aguerrida militância vai pegar essa força, essa vitalidade, esse jeito nosso de fazer campanha, muito especial, e levar essa energia não só pras ruas e pras roças, mas também pras redes”, afirmou.

Para demonstrar o apoio das forças progressistas à reeleição de Paulo Bomfim, o ex-ministro da Educação, Fernando Haddad, participou do encontro e se colocou à disposição para trabalhar junto com o povo de Juazeiro deste momento histórico de reeleição. “A Bahia é uma terra abençoada, governada por gente que ama o povo, que quer o progresso, emancipação, gente empoderada e que ascende pela educação”.

Ele destacou o desenvolvimento de Juazeiro, principalmente no campo educacional, e as qualidades pessoais e políticas de Paulo Bomfim, como uma pessoa com convicção, com capacidade de liderança e de gestor que privilegia a educação. É importante destacar que a gestão de Paulo Bomfim investiu na área educacional, priorizando a valorização do professor, a construção de creches e escolas, e novas obras como a Estação do Saber, na antiga Estação Ferroviária, a ser inaugurada em breve.

O vice-governador, Secretário de Desenvolvimento Urbano e presidente do Partido Progressista (PP), João Leão, reafirmou a parceria com o projeto político de Juazeiro, representado por Paulo Bonfim e Isaac Carvalho, demonstrando o seu apoio à reeleição e a convicção de que, trabalhando juntos com todos os partidos da base, o futuro da cidade estará garantido. A liderança regional do PP, Charles Leão, declarou o seu apoio ao projeto democrático e plural e reconheceu a capacidade de Paulo Bomfim de dialogar com todas as forças políticas.

O presidente municipal do PT, Luis Félix, ressaltou o momento histórico de realização do Encontro Municipal com o apoio das lideranças e bases do partido, que se mobilizaram para apoiar a pré-candidatura de Paulo Bomfim e indicar os pré-candidatos a vereadores e vereadoras, destacando a participação das companheiras mulheres e dos coletivos que estão se organizando para participar do processo eleitoral. “Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, que vai exigir a participação do militante nas redes sociais, as bases do partido estão mobilizadas para garantir a continuidade de um projeto político que defenda o interesse das classes populares”, afirmou.

Paulo Bomfim considerou o lançamento da candidatura, junto com as lideranças do PT e de outros partidos, um momento histórico, pois demonstrou a união da militância para continuar o processo de mudança e desenvolvimento de Juazeiro. Ele destacou ainda que, nesse momento de pandemia, sabe os desafios que a cidade enfrenta, mas reafirma o compromisso em salvar vidas. “Ser gestor não é fácil, os desafios são inúmeros, mas a minha vida foi de enfrentar desafios. Aprendi a lidar com todos, e melhor, aprendi a gostar dos desafios. Também tem meu amor por nossa cidade, e por isso quero seguir trabalhando para que melhore ainda mais. Quero dar prosseguimento a este projeto político que tem contribuído e marcado tanto a história de Juazeiro”, declarou.

Paulo destacou ainda a confiança que tem recebido dos companheiros do partido na cidade de Juazeiro e, principalmente, a parceria com o Governador Rui Costa, o senador Jaques Wagner, da presidente do PT, Gleisi Hoffmann e do Presidente Lula, em especial. Ele agradeceu a militância do PT e convocou a todos para batalhar pela sua reeleição e dos demais pré-candidatos a vereadores e vereadoras. “Mais do que nunca, é hora de lutar para que nosso projeto prossiga, e assim possamos realizar ainda mais mudanças e melhorias nas vidas dos milhares de juazeirenses”.⁣

Durante o encontro municipal, lideranças da base aliada como o presidente da Câmara, Alex Tanuri, os deputados federais Afonso Florence e Valmir Assunção, do PT; os deputados estaduais Roberto Carlos (PDT), Marcelino Galo e Jacó, do PT, o presidente do PC doB, Gilson Araújo, a presidente do PP, Cida Gama, Mazinho Medrado (Podemos), Chico Bito (Democrata Cristão), o ex-deputado estadual Pedro Alcântara se pronunciaram e reafirmaram o apoio ao projeto político que vem mudando Juazeiro.

Comunicação/PT Bahia