Com vereadoras, Gleisi destaca crescimento da representatividade feminina no PT
Além do encontro com vereadoras eleitas em curso de formação da FPA, na sexta (8), presidenta do PT também cumpriu agenda com vereadores e lideranças em Curitiba (PR)
Publicado em
A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), cumpriu agenda, nesta sexta-feira (9), no Paraná, seu berço político. Ela participou de um encontro com diversas vereadoras paranaenses eleitas, por ocasião da inauguração de um curso de formação de lideranças da Fundação Perseu Abramo (FPA), em Curitiba. O evento, respaldado pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT, favoreceu deliberações acerca do futuro do partido e a união entre progressistas.
“É importante nos reunirmos e sabermos que estamos na mesma trincheira, nas mesmas lutas e enfrentando as mesmas dificuldades”, pontuou Gleisi.
A presidenta do PT manifestou satisfação em relação ao crescimento dos mandatos femininos no partido. “Conseguimos ampliar o número de mulheres eleitas no PT em todo o Brasil em quase 40%. Tivemos 36% de candidatas mulheres e ocupamos 25% das cadeiras para mulheres. Em 2020, eram 20%. Avançamos, mas ainda são números que mostram o desafio de competir na política”, comemorou.
“Entre as mulheres eleitas do PT, 54% são negras. Fiquei muito feliz com esse dado”, acrescentou.
Nas eleições de 2024, o PT conseguiu eleger 876 mulheres entre prefeitas, vereadoras e vices em todo o país. A partir do ano que vem, 43 prefeituras serão lideradas por mulheres do partido e cerca de 60 companheiras atuarão como vice-prefeita. “Seguimos juntas na luta para que as mulheres cada vez mais sejam protagonistas na construção de uma política inclusiva e transformadora”, finalizou Gleisi.
Confira a galeria de fotos do encontro com as vereadoras:
PT no Paraná
Mais cedo, a parlamentar esteve reunida com lideranças do PT e aliados. Nomes como Gilmar Lisboa (PT), Vilma Kitcky (PT), Thays Bieberbach (PT), Guilherme Mazer (PT) e Roberto de Souza (PT), vereadores eleitos em outubro, marcaram presença, na sede do partido em Curitiba, para prestigiar a deputada.
Por meio das redes sociais, Gleisi enalteceu a presença do PT no Paraná. “Nosso time está forte e pronto para ajudar na construção de municípios mais justos e com mais oportunidades para todos! Desejo muito sucesso a cada um e saibam que estamos juntos nessa caminhada!”, publicou a presidenta, no Instagram.
Também estiveram com Gleisi o prefeito eleito de Campina Grande do Sul, Luiz Assunção (PSB), e o advogado André Passos (PT), que já foi vereador em Curitiba e sempre atuou em defesa dos movimentos sociais no estado.
“Fortalecemos nosso compromisso com cada comunidade e vamos seguir firmes na luta, ao lado do presidente Lula, para construir um futuro melhor para todos e todas!”, exaltou a presidenta do PT.
Time do Lula
Vereador eleito de Araucária, Gilmar Lisboa, também conhecido como Gilmar do Sindimont, vai fortalecer o PT no município. Nascido em Laranjeiras do Sul, ele é eletricista e líder do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Montagem, Manutenção e Prestação de Serviços do Paraná (Sindimont).
Vilma Kitcky elegeu-se vereadora em Pinhão do Sul. Agricultora, ela nasceu em Guarapuava, região centro-sul do Paraná. Defende os servidores públicos, o Sistema Único de Saúde (SUS), o direito ao saneamento básico, entre outras bandeiras.
Em União da Vitória, sudeste paranaense, Thays Bieberbach se reelegeu para mais um mandato como vereadora. No currículo, ela coleciona medidas concretas voltadas às mulheres e aos estudantes.
O agrônomo Guilherme Mazer conseguiu o primeiro mandato em Ponta Grossa. O vereador representa a volta do PT ao município depois de 12 anos e projeta mandato com foco nas demandas sociais.
Por sua vez, Roberto Souza, novo vereador do partido em Toledo, já trabalhou com o deputado federal Zeca Dirceu (PT), e com a própria presidenta Gleisi, na Câmara dos Deputados.
Da Redação, com Assessoria da deputada Gleisi Hoffmann