Combate à violência e luto por Dom e Bruno marcaram o Encontro Mulheres do Norte com Lula

Evento reuniu mais de 200 mulheres de todos os estados da região Norte para debater programa de governo. Combate à violência, proteção da Amazônia e acesso à saúde integral estiveram entre as reivindicações apontadas

Nessa quarta-feira, 15, cerca de 250 mulheres da região Norte do país participaram do Encontro “Mulheres com Lula” para debater programa de governo. Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT, e Mary Cruz, secretária nacional de mulheres da Rede, coordenaram o evento que contou com a participação e representação de mulheres dos partidos PCdoB, PSB, PV, PT, PSOL, Rede e PSB e das entidades CUT, UJS, AMB, UBM, MAB, CTB, Rede Amazônia Negra, CNTE, FNU, UGT, UNE, MMM.

“Essa atividade começa o processo de escuta nacional pela região Norte. Nós decidimos fazer dessa forma porque entendemos que somos mulheres, somos diversas e temos realidades diferentes país afora, e isso precisa estar contemplado na construção do programa de governo”, salientou Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

A abertura foi marcada por um momento de luto pelos assassinatos de Bruno e Dom, jornalista e indigenista, defensores da Amazônia. Mary Cruz, da Rede, reforçou que esse é um momento didático paras todas as mulheres porque cumpre dois papéis estratégicos: ” faz com que a gente contribua com a nossa voz sobre o que está acontecendo e também nos qualifica a querer discutir e participar política. Só assim vamos mudar o machismo estrutural que nos impede de ser visibilizadas”, afirmou.

A ex-senadora Vanessa Graziottin, PCdoB, abriu o bloco de especialistas e traçou um panorama dos retrocessos impostos pelo golpe e, depois, pelo governo Bolsonaro e os desafios da região para o próximo período. Vanessa destacou os investimentos que os governos do PT fizeram na região, estratégicos para o desenvolvimento local, e que devem ser recuperados e aprimorados:

“A gente deve resgatar esse programa construído pelo presidente Lula que trabalha com cinco questões centrais: a gestão ambiental e ordenamento territorial.; a produção sustentável com inovação e competitividade; implantar infraestrutra para o desenvolvimento regional e novo padrão de financiamento local; e programas inclusão social e cidadania”, destacou a ex-senadora.

Com palestras de Iraildes Caldas Torres, doutora em Ciências Sociais, Marcivânia Flexa, professora e deputada federal; Alzira Nogueira, ativista feminista dos direitos humanos; e Vanja Santos, presidenta da União Brasileira de Mulheres, o Encontro debateu questões centrais para a vida das mulheres da região como o combate à violência, à exploração sexual infantil, a proteção de mulheres indígenas, políticas de saúde voltadas para a gravidez precoce, dentre outras. Dividido em seis eixos, o texto-base orientou os temas e a relatoria incorporou as propostas feitas pelas participantes.

O próximo Encontro será na região Sul, dia 26/06, a partir das 09h, em formato online. Para participar, inscreva-se aqui

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast