Comércio ignora crise em quatro estados, revela IBGE

Amapá, Acre, Sergipe e Rondônia registram crescimento no comércio e ajudam a manter taxa nacional positiva em março, em relação ao mesmo mês de 2014

Quatro estados brasileiros registraram crescimento no comércio acima do esperado, segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta semana. O resultado é responsável por manter taxa nacional positiva em março, em relação ao mesmo mês de 2014.

O estado do Amapá teve expansão de até 22,5% nas vendas do comércio em março, em comparação com mesmo mês do ano passado, e lidera o grupo de estados onde a crise geral de retração do varejo, sentida em várias regiões do país, parece não ter chegado.

O Acre, com crescimento de 13,6% no mês; Sergipe com 7,4% e Rondônia com 6,5% são os outros estados que registraram comportamento atípico de expansão nas vendas.

No geral, as vendas do varejo no país caíram 0,8% entre janeiro e março, segundo o IBGE, em comparação ao primeiro trimestre de 2014. O aumento de 0,4% nas vendas no mês de março em comparação ao mesmo mês do ano anterior só foi possível graças aqueles quatro estados onde houve crescimento atípico, principalmente.

Outros estados, como Rio de Janeiro, com alta de 4,2%; Santa Catarina com 3,3% e Paraná com 2,4%, também ajudaram na obtenção do índice positivo, embora reduzido.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias