Comissão aprova redução da maioridade penal para crimes graves

Os seis votos contrários à proposta partiram das deputadas Érika Kokay (PT-DF), Margarida Salomão (PT-MG) e Maria do Rosário (PT-RS); e dos colegas Arnaldo Jordy (PPS-PA), Tadeu Alencar (PSB-PE) e Weverton Rocha (PDT-MA)

(Foto: Lula Marques/AgênciaPT)

Em uma sessão fechada, a comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 171/93, que reduz a maioridade penal, aprovou na noite desta quarta-feira (17), a redução de 18 para 16 anos a idade penal para os crimes graves.

O relatório do deputado Laerte Bessa (PR-DF) foi aprovado por 21 votos favoráveis e 6 contrários, após quatro horas e meia de uma sessão tumultuada e repleta de bate-bocas acalorados.

O relatório foi alterado pouco antes da votação e passou a prever punição somente aos adolescentes que cometerem crimes hediondos, lesão corporal grave, seguida ou não de morte, e roubo qualificado. A nova redação retirou também a realização de um referendo popular sobre o tema.

A comissão aprovou também a inclusão de trecho que obriga os governos a criar políticas de atendimento aos jovens infratores.

Os seis votos contrários à proposta partiram das deputadas Érika Kokay (PT-DF), Margarida Salomão (PT-MG) e Maria do Rosário (PT-RS); e dos colegas Arnaldo Jordy (PPS-PA), Tadeu Alencar (PSB-PE) e Weverton Rocha (PDT-MA).

“O espaço, inicialmente destinado a debater e aprofundar as consequências de uma medida com tal envergadura, foi transformado em um palco de manobras regimentais onde de tudo ocorreu, menos a análise de reais saídas para a superação da violência e a efetivação de direitos”, condenou Maria do Rosário, em sua página no Facebook.

“Perde a juventude, perde a sociedade. O que assistimos hoje foi a renúncia ao diálogo”, completou.

Por se tratar de uma PEC, o texto precisará do mínimo de 308 votos para ser aprovado. Caso passe, será necessário votá-lo votada em segundo turno na Câmara, para então seguir ao Senado.

Maioridade 17-06-2015-9Após a aprovação, deputados da chamada “bancada da bala”, vorazes defensores da redução da maioridade, marcharam em direção ao Salão Verde e ao Plenário da Câmara cantando “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”. A caravana foi acompanhada de estudantes que gritavam “fascistas, racistas, não passarão”.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast