Comissão de Ética pune Weintraub por ataque contra Lula e Dilma

Ministro da Educação, que acumula escândalos e fracassos à frente do cargo, fez comparação absurda usando os nomes dos ex-presidentes petistas

Lula Marques

O Conselho de Ética da Presidência da República aplicou nesta terça-feira (28), por unanimidade, uma advertência ao ministro da Educação, Abraham Weintraub, por ter comparado os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff à cocaína encontrada em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).

O comentário foi feito em junho do ano passado, quando o sargento Manoel Silva Rodrigues foi preso ao tentar transportar 39 kg de cocaína ao Japão. A aeronave da FAB que levava a droga integrava a comitiva presidencial de Jair Bolsonaro ao país.

No Twitter, Weintraub ironizou o episódio dizendo que “no passado, o avião presidencial já transportou drogas em maior quantidade. Alguém sabe o peso do Lula ou da Dilma?”.

O relator na Comissão, Erick Biill Vidigal, reconheceu a ocorrência de infração ao Código de Conduta da Alta Administração e votou pela aplicação da penalidade de advertência. Ele também recomendou que o ministro se atente aos padrões éticos em vigor.

Conforme o dispositivo, “no exercício de suas funções, as autoridades públicas deverão pautar-se pelos padrões da ética, sobretudo no que diz respeito à integridade, à moralidade, à clareza de posições e ao decoro, com vistas a motivar o respeito e a confiança do público em geral”.

Por Revista Fórum

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast