Comitê Popular ‘Mulheres com Lula’ promove mobilização nacional no dia 13

Mulheres de todo Brasil se unirão em um grande ato nacional, no próximo sábado (13), pela vida, por direitos e democracia

PT Nacional

Comitê Popular de Luta Nacional ‘Mulheres com Lula’ promove mobilização em todo Brasil no próximo dia 13 de agosto

No próximo sábado (13), o Comitê Popular de Luta Nacional ‘Mulheres com Lula’ reunirá mulheres de todas as regiões do país em defesa de políticas sociais, medidas contra a violência e a defesa do sistema eleitoral e da democracia. O Comitê é formado pelas Secretarias Nacionais dos 7 partidos que formam a frente ampla (PT, PSOL, PCdoB, PSB, PV, Rede e Solidariedade) e os movimentos nacionais de mulheres.

Na gestão de Bolsonaro, a fome, a miséria e a violência tomaram conta do país de maneira geral, no entanto, são as mulheres negras e de baixa renda as mais afetadas. Conheça aqui nesta matéria as principais áreas nas quais as mulheres tiveram suas vidas prejudicadas pelo atual governo.

Mulheres na Luta 

A violência contra a mulher aumentou de forma alarmante durante o governo Bolsonaro em comparação aos governos anteriores de Lula e Dilma. Segundo levantamento do Datafolha, em 2021, uma em cada quatro mulheres com mais de 16 anos sofreu algum tipo de violência doméstica no país.

Ciente da enorme luta que as mulheres têm pela frente, nossa militância vem criando diversos Comitês Populares formados por e para as mulheres. É o caso da ativista Naiane Ferreira, que formou em Salvador (BA), o Comitê Popular Mulheres Livres. O Comitê já realizou diversas ações de solidariedade como arrecadação e distribuição de alimentos. Além de promover constantemente diálogos com a população sobre o cenário político e o papel da mulher na sociedade.

Naiane conta que foi a partir de sua própria experiência como mãe solo que resolveu abrir o Comitê Mulheres Livres para servir de apoio às mulheres para que assim elas se sentissem mais fortalecidas.

“A ideia de formar o Comitê Mulheres Livres veio por tudo aquilo que nós vivemos nas favelas, nas periferias. Mulheres negras em sua maioria, mães solos que estão sem emprego e precisam de uma ajuda, de uma escuta, de um ombro de uma amiga”, disse Naiane.

Naiane ainda planeja oferecer cursos de cabeleireira, manicure e culinária para fornecer ferramentas e formação para essas mulheres entrarem no mercado de trabalho.

Outro exemplo é o Comitê Popular de Luta ‘Loukas por Lula’, criado em Curitiba, a partir da atuação dessas mulheres durante a Vigília Lula Livre.

“Optamos por usar o bom humor e nos autodenominamos “Loukas” por Lula. Porque somos de fato “Loukas” de amor pela democracia, pela civilidade, pela soberania do nosso país. Somos “Loukas” pela luta por um Brasil sem fome, sem miséria, com pleno emprego e condições de igualdade de gênero e de exercício da cidadania. Somos Lula e pra nós, esperança é verbo que conjugamos todo dia. É esperançando em luta que vamos construindo nossas vidas e nosso país”, destacou Iris Mirian Do Nascimento, uma das organizadoras do Comitê.

Sozinha eu ando bem, mas com você ando melhor

Vamos todas juntas às ruas neste dia 13 lutar pelo Brasil que sonhamos!

Leia aqui a convocatória das mulheres do PT para o ato em defesa de um Brasil sem machismo, racismo, violência, desigualdades e exclusões sociais.

Ficou com dúvida? Vem de Zap!

Da Redação/Comitê Popular de Luta

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast