Comitês populares promoverão novo mutirão contra a alta taxa de juros

Mobilização nacional ocorre de 25 a 27 de agosto. “Vamos juntos e juntas nesse mutirão para os juros baixarem de verdade”, convida a secretária nacional de Mobilização do PT, Mariana Janeiro

Divulgação

Mariana Janeiro: reconstrução do Brasil exige taxa de juros muito menor do que a imposta por Campos Neto

A secretária nacional de Mobilização do PT, Mariana Janeiro, convidou todos aqueles que estão indignados com a política de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central para participar do próximo mutirão dos Comitês Populares de Luta contra os juros altos. A mobilização ocorrerá de 25 a 27 de agosto em todo o país.

“Vamos mobilizar pelo Brasil o mutirão dos Comitês Populares para debater com o povo essa taxa alta de juros que esmaga a classe trabalhadora. Mobilize-se no comitê do qual você participa, ou organize um Comitê Popular de Luta e vamos juntos e juntas nesse mutirão para a economia crescer e os juros baixarem de verdade”, conclamou em entrevista ao Jornal PT Brasil, nesta sexta-feira (18) (assista abaixo).

A dirigente afirmou que a taxa Selic deveria ser substancialmente menor há muito tempo, e ressaltou que a maior taxa de juros real do planeta tem sabotado a reconstrução do Brasil. “Eu e você, todo mundo, estamos pagando um preço muito alto por essa atuação bolsonarista de Campos Neto no Banco Central”, comentou. “Eu digo isso porque fica mais caro para a gente e também para as empresas, especialmente as pequenas.”

Para a dirigente, a redução de 0,5% da taxa básica de juros, de 13,75% para 13,25%, foi muito pequena. “Cair só meio ponto significa, na verdade, a manutenção dessa política econômica que dificulta o projeto de reconstrução do Brasil com melhores condições para a classe trabalhadora”, avaliou.

Em sua análise, Mariana relatou que, apesar dos avanços que estão sendo implementados pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, é muito importante que a sociedade se mantenha mobilizada para pressionar a queda da Selic. “A questão da taxa de juros é central para o nosso governo e para a reconstrução do Brasil.”

Partido, militância, centrais e movimentos unidos por 2024

Além do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras, participam das ações pela redução dos juros altos o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Levante, Conenha, Marcha Mundial de Mulheres e MTD, entre outros.

A dirigente disse que os movimentos populares entraram em uma nova fase de disputa política. “O trabalho dos comitês populares, que pelo PT foi muito bem conduzido no último período pela Sônia Braga, nossa secretária nacional de Organização, reflete o tamanho, a unidade e a organização da nossa militância”, disse. “Nós estivemos em 12 estados com o mutirão no mês passado e agora vamos aumentar o trabalho dos comitês.”

Segundo Mariana, os comitês estão atuando em parceria com a Nova Primavera no desenvolvimento de trabalho nos territórios e na formação da base e de dirigentes do partido.

“É uma troca mútua, uma simbiose muito bonita que fazemos nesse processo para que a gente chegue forte no ano que vem e consiga reconquistar as cadeiras que perdemos ao longo do último período e também Prefeituras. Esse avanço a gente só faz quando tem muita unidade na base”, disse.

Mariana Janeiro comentou que o trabalho conjunto fará com que o partido melhore seu desempenho nas eleições municipais de 2024. “O trabalho dos comitês tem auxiliado muito as pessoas que não são filiadas a se aproximar do partido, para que a gente consiga ter essa troca para dentro e, principalmente, para fora”, afirmou.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast