Como os governos Lula deram novas perspectivas a Cruz Alta (RS)

Para o prefeito Vilson Roberto, quarta etapa de Lula pelo Brasil é oportunidade de rememorar legado dos governos petistas e refletir sobre a conjuntura

Reprodução

O prefeito de Cruz Alta, Vilson Roberto

Quando foi eleito para o seu terceiro mandato como prefeito de Cruz Alta (RS) nas eleições de 2016, o petista Vilson Roberto sabia do desafio que teria pela frente. Diferentemente das suas duas gestões anteriores, ocorridas entre 2002 e 2008, ele teria de comandar o Executivo sem o respaldo do governo federal, antes extremamente presente no município.

A cidade, aliás, receberá a caravana Lula pelo Brasil, que em sua quarta etapa percorre os estados do sul do país, no próximo dia 22 de março. O que, para o prefeito, é “uma grande oportunidade para rememorar o legado deixado pelo ex-presidente e compreender o atual momento político em que vivemos”.

“Quando Lula assumiu o poder, ele nos deu uma nova perspectiva em praticamente todas as áreas. Apesar de Cruz Alta ser um município relativamente pequeno, tinha enorme potencial para se desenvolver, e os governos do PT nos proporcionaram exatamente o que esperávamos”, relembra o prefeito do município localizado na região Noroeste do Rio Grande do Sul e que tem aproximadamente 63 mil habitantes.

Roberto lembra com orgulho das unidades do programa Minha Casa, Minha Vida que a cidade conquistou, iniciativa que interrompeu mais de duas décadas de atraso em programas de habitação. “Desde os anos 1980, havia demandas das camadas mais necessitadas da população. Com Lula e Dilma, fizemos isso acontecer.”

Mas as benfeitorias não pararam por aí. Mais de 9,5 mil pessoas forma atendidas apenas em 2016 pelo Bolsa Família, e outras 98 com o Luz para Todos.

A parceira com o governo federal não se limitou à moradia. O prefeito também faz questão de lembrar da consolidação da Universidade Comunitária de Cruz Alta a partir de políticas de inclusão como PROUNI, que concedeu 1.804 bolsas. No PRONATEC, foram 2.743 matrículas, além de 1.694 contratos do FIES e dois ônibus para a área rural garantindo o transporte escolar dos meninos e meninas da região.

“As verbas do PAC nos permitiram criar várias frentes de desenvolvimento˜, celebra o prefeito. ˜Na área da saúde, por exemplo, tínhamos apenas cinco postos de saúde, e agora temos 20. Também ganhamos duas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), um para cada região da cidade. Portanto, não há dúvidas de que os avanços são consequências das políticas públicas criadas por Lula”, orgulha-se.

O município recebeu 13 equipes de saúde bucal no Brasil Sorridente, e 8 médicos do Mais Médicos beneficiaram cerca de 28 mil pessoas. Graças às 16 farmácias da rede Aqui tem Farmácia Popular, mais de 15 mil pessoas foram beneficiadas com medicamentos gratuitos. 

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast