Comunidade universitária lança movimento contra o golpe

O Brasil enfrenta uma “nova ameaça ao regime democrático”, alertam estudantes, professores e técnicos administrativos que iniciaram uma campanha contra o impedimento da presidenta Dilma Rousseff. O movimento acontece a partir de comitês universitários, organizados por meio do site Universidade pela Democracia, para formar opinião e influenciar politicamente no futuro do país.

“Os comitês têm a função de denunciar a movimentação dos grupos que buscam uma ruptura e querem botar em risco a democracia no país e uma série de conquistas, como a expansão do ensino superior, o Prouni, o Fies e as cotas”, explicam.

“A universidade é o espaço do conhecimento, do diálogo, das diversas formas de pensar que produzem o nosso olhar crítico sobre o mundo. Além disso, é o espaço para criar novas propostas, para debater ideias e transformar a sociedade diretamente. A universidade é o espaço da democracia”.

O grande diferentecial é que, em 10 passos, a ferramenta ensina como montar, lançar e manter em funcionamento permanente um comitê, frente ou coletivo universitário em defesa da democracia. Uma das dicas é, por exemplo: “O processo infundado e sem base jurídica do impeachment da presidenta Dilma Rousseff está em curso no Congresso Nacional sendo conduzido pelo corrupto deputado Eduardo Cunha. É preciso que o Comitê faça pressão em cima dos parlamentares. Imprima cartazes com os nomes do deputado do Estado que estão apoiando o impeachment e espalhe pela universidade com o e-mail e o telefone do gabinete. O objetivo é que os estudantes mandem mensagem repudiando a decisão do parlamentar”.

Site disponibiliza material para download e divulgação na Internet

O site disponibiliza materiais para usar como foto de capa no Facebook. Há também manuais para download prontos para serem impressos.

Uma das preocupações dos militantes que desenvolveram Universidade pela Democracia foi argumentar por que o processo de impeachment de Dilma é golpe. “Por que a presidenta Dilma Rousseff deve continuar em seu cargo? A presidenta foi democraticamente elita co mais de 54 milhões de votos em 2014. Ela não é acusada de nenhum crime e não há base legal para o pedido de impeachment”, explica o texto. Além do site, o movimento tem uma página no Facebook.

Da Redação da Agência PT de Notícias