Conheça: Mariana Janeiro, candidata a Secretária Nacional de Mulheres do PT

Eleição será no Encontro Nacional de Mulheres do PT, nos dias 26 e 27 de novembro

Com o tema “Reconstruir o país pelas mãos das mulheres”, o 13º Encontro Nacional de Mulheres do PT será realizado online entre os dias 26 e 27 de novembro de 2021. É um momento de grande importância para a organização das mulheres e o fortalecimento da agenda feminista dentro e fora do partido.

Dentre as atividades previstas para o Encontro está a eleição da nova gestão da Secretaria Nacional de Mulheres do PT. São três candidatas:

Anne Moura com a chapa ‘Feminismo é no plural’ – CNB, Avante, Esquerda Popular e Socialista, Movimento PT, Resistência Socialista, Socialismo em Construção

Mariana Janeiro com a chapa ‘Feminismo na luta para derrotar o fascismo’ – Militância Socialista e a Democracia Socialista

Wilma dos Reis com a chapa ‘Feminismo para tempos de guerra’ – Articulação de Esquerda

A participação e a votação seguirão os procedimentos que vêm sendo realizados pelo PT ao longo de todo processo de encontros virtuais.

Conheça a candidata Mariana Janeiro, membro da Executiva Nacional do PT.

Militante e ativista negra, feminista e socialista, é filiada do PT de Jundiaí. Em 2018, Mariana participou pela primeira de uma eleição, como candidata a deputada federal, com uma votação que se destacou entre as candidatas jovens do PT.

É co-fundadora da rede Valentes e atua também na pauta de direitos humanos, do acolhimento a mulheres em situação de vulnerabilidade e nos debates sobre democratização de conteúdo político nas redes sociais.

Foi delegada nacional na 4 ª Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres, realizada em 2016. No campo da Saúde, participou da 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres, em 2017, e também delegada na 8ª Conferência Estadual da Saúde, em 2019.

Graduanda em Sociologia Política e Especialista em Comunicação, Filosofia e Semiótica, defende que o debate sobre novas formas de comunicação digital, em redes, precisa ser construído com democracia, com a ampliação do direito público de acesso digital e com investimento social para atingir toda a população, em especial a população pobre, negra e periférica.

Atualmente, Mariana está Secretária Nacional de Mobilização do PT.

Da Redação, Elas Por Elas

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast