Cristiano Silveira: A vinda de Lula a Minas e os desafios do PT em 2020

“Mensagem que ele nos deixou é que o PT é um partido grande, um dos maiores da esquerda no mundo. E, como tal, tem obrigação de se apresentar ao eleitorado”

Jean Piter

A repercussão da vinda de Lula a Minas é muito grande entre a militância petista. Foi uma honra nosso estado ser o segundo que ele visitou após ser libertado da prisão em Curitiba. O gesto representa o reconhecimento da direção nacional do PT ao trabalho que estamos realizando e à energia com a qual assumimos os desafios de 2020. Há pouco mais de um mês, na posse do diretório, recebemos também a visita da presidenta Gleisi Hoffmann e de Fernando Haddad.

Além de uma atividade com o MST, Lula participou de uma reunião com dirigentes, parlamentares e prefeitos do PT. O debate foi muito produtivo e representativo, com a participação de petistas de todas as regiões mineiras. A pedido do ex-presidente, foram realizados muitos relatos da situação política e social das variadas regiões. Depois, Lula fez uma longa fala com o brilhantismo de sempre.

Em comum nos testemunhos, vimos como a vida do povo piorou nestes últimos anos em que o PT foi apeado do poder por sucessivos golpes. A fome voltou ao cotidiano das populações mais pobres, o desemprego cresce a cada dia e as políticas sociais foram abandonadas.

Por isso, as campanhas do PT em 2020 servirão para fazer o resgate e defesa dos legados das gestões dos presidentes Lula e Dilma. Mostrar as políticas sociais que implementamos para melhorar a vida do povo, como a cidadania do Bolsa Família, o acolhimento no Minha Casa, Minha Vida, os ônibus escolares do Caminho da Escola, as creches do Pró-Infância, as melhorias na saúde com a Farmácia Popular e o extinto programa Mais Médicos. Resgatar a importância da expansão do ensino público através dos novos campi de universidades e institutos federais e o acesso que foi propiciado às populações pobres através das cotas e o do ProUni.

Estas políticas públicas mudaram a cara do país e são a marca das gestões do PT na presidência da República, mas temos que lembrar que fizemos muito também em mandatos municipais. Um exemplo é a capital mineira, marcada por uma revolução nos governos de Patrus, Célio de Castro e Pimentel. As políticas estruturais e sociais que temos na cidade são heranças das gestões do PT. Depois disso, pouco foi feito.

O legado das gestões petistas é um excelente cartão de visita, mas não é o suficiente para enfrentarmos o debate eleitoral. Precisamos apresentar um bom programa de governo para as cidades, que seja participativo, escutando as populações, e tenha como objetivo central recuperar o papel do Estado na implementação de políticas públicas populares. Um programa atualizado para o mundo atual. E, tão importante quanto, é preciso apresentar candidatos e candidatas que tenham histórico e capacidade de executar esse programa.

A mensagem que o presidente Lula nos deixou é que o PT é um partido grande, um dos maiores da esquerda no mundo. E como tal, tem obrigação de se apresentar ao eleitorado. Não pode abdicar de disputar as eleições no maior número possível de municípios. Precisa ocupar o espaço em defesa do legado, das grandes ações de onde governou. A orientação de Lula é de não excluir a possibilidade de alianças com forças progressistas, principalmente onde existam candidatos em melhores condições, mas devemos buscar o máximo de espaço nas disputas futuras.

Na essência, a visita de Lula acalentou nossos sonhos e trouxe um importante estímulo para a nossa militância. Os que estavam presentes no nosso encontro e tinham dúvidas sobre a disputa eleitoral, saíram com a certeza de candidaturas. Os dirigentes que ainda não tinham candidatos em suas cidades, voltaram com a missão de encontrar o nome ideal para liderar o processo eleitoral.

O estímulo que Lula trouxe se estende às frentes em que o Partido está organizado e que terão uma atenção especial da nossa direção, como os coletivos de combate ao racismo e os militantes da causa LGBT, incentivados a terem candidatos. Assim como são prioridade candidaturas femininas e de jovens.

Em 2020, o povo mineiro vai ver de perto a ação deste novo PT, combativo, participativo e com propostas para a melhoria da vida do povo. Com ideias novas, mas imbuído do mesmo sentimento que motivou a sua criação há 40 anos, quando foi fundado. O PT já fez muito para Minas e o Brasil. E está preparado pra fazer muito mais.

Cristiano Silveira é presidente do PT de Minas e vice-presidente da Assembleia Legislativa