Curso Nacional de Comunicação do Projeto Elas por Elas completa 1 ano

Comunicadoras formadas pelo curso ajudaram a eleger dezenas de mulheres em 2020.

Os dias que antecederam o anúncio da quarentena, em março de 2020, foram de muito aprendizado e construção para as comunicadoras do Projeto Elas por Elas, que foram formadas no Curso Nacional de Comunicação do Projeto Elas por Elas, que faz um ano no próximo dia 28 de fevereiro.

Durante 3 dias, mais de 100 mulheres de todos o país debateram a comunicação no campo político/eleitoral e aprenderam com outras mulheres como ocupar mais esses espaços de construção política que são a mídia e as redes sociais.

Anne Moura, Secretária Nacional de Mulheres do PT, explica que o objetivo do Curso Nacional de Comunicação era construir uma rede de comunicadoras nacionais do PT.

“O curso era, para além de uma formação político-comunicacional, uma oportunidade para as mulheres petistas trabalharem durante a campanha eleitoral. Muitas delas foram contratadas por candidatas para gerir suas comunicações e outras foram voluntárias para campanhas de mulheres petistas que não tinham como investir em uma vasta equipe de comunicação”, conta Anne.

No estado de Minas Gerais, Nívea Magno, comunicadora popular formada pelo Curso Nacional de Comunicação do Elas por Elas, desenvolveu junto a Secretaria de Estadual de Mulheres do PT, um trabalho de suporte com as candidatas mulheres de todo estado no que dizia respeito à comunicação.

“Além de me auxiliar durante esse processo de eleição, as ferramentas que aprendi a usar durante o curso também me fizeram querer aprender mais sobre comunicação política, o que tem sido meu norte de trabalho”, relata Nívea.

Mas, não é apenas Nívea que hoje usa os aprendizados do curso também na vida profissional, Cinthia Pessoa, de Alagoas, também foi contratada durante o período eleitoral para atuar na comunicação de candidatas do seu estado.

“A troca de conhecimento e as novas habilidades adquiridas a partir das oficinas e discussões que ocorreram durante o Curso proporcionaram uma melhor estruturação para a capacitação de outras companheiras e para o apoio das candidatas durante o processo eleitoral de 2020”, conta Cinthia que também atuou no coletivo montado estadualmente para ajudar as candidatas petistas.

Dayane Nascimento, do Espírito Santo, aprendeu no curso como montar cards, tirar fotos e gravar vídeos, o que segundo ela ajudou para que seu trabalho durante a campanha 2020 fosse “parte voluntária e parte contratada”

“Fiz cards para as candidaturas femininas de todo o estado”, diz ela.

O fato do curso ter sido ministrado e construído por mulheres também foi um diferencial no processo de aprendizagem das comunicadoras. Rayane Nunes, do Rio de Janeiro, conta que para ela “foi uma experiência incrível. Estar num ambiente todo construído por mulheres, para treinamento de mulheres, com professoras sensacionais faz toda diferença”.

Cláudia Farinha, do Distrito Federal, conseguiu participar das eleições colaborando online na comunicação de diversas campanhas com as informações que recebeu no Curso Nacional do Elas por Elas e por isso acredita ser uma ideia inovadora de formação e construção feminista e feminina na política.

“Produzir materiais mais elaborados, possibilitar que as candidatas, e até mesmo os candidatos tivessem mais oportunidades de interagir com os seus eleitores, foi peça fundamental nas eleições. Por isso, viva o Projeto Elas por Elas! Que ele possa ser fortalecido a cada dia enquanto uma comunicação feminista e popular”, exalta Cláudia.

 

Nádia Garcia, Agência Todas.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast