CUT cria secretaria voltada a caminhoneiros e trabalhadores por aplicativos

A Secretaria Nacional de Transportes e Logística foi criada durante o 14º Congresso Nacional da Central Única dos Trabalhadores

Roberto Parizotti

Com novas secretarias, CUT amplia sua capacidade de representação e mobilização dos trabalhadores

Parte da estratégia de luta da CUT em defesa da classe trabalhadora, definida em seu 14º Congresso Nacional (CONCUT), foi ampliar os espaços de representação com a criação de novas secretarias. A partir de agora, a CUT passará a contar com lideranças que atuarão em temas específicos que apresentam demandas urgentes.

Portanto, a criação das novas secretarias é uma das formas de a CUT se estruturar de maneira mais direta e efetiva na atuação desses temas, o que significa organizar os trabalhadores, mobilizar, pressionar por mais direitos e condições de vida, entre outros propósitos.

LEIA MAIS: CUT elege nova Direção Executiva para o quadriênio 2023/2027

Também tem o objetivo de somar forças às entidades filiadas à CUT, como é o caso da Confederação Nacional do Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL). A CUT terá uma secretaria própria para esse tema, que será comandada pelo atual dirigente do Sincoverg-CUT, Wagner Menezes, o Marrom.

“Vamos discutir em nível nacional junto ao governo as nossas necessidades e anseio”, disse o dirigente nas redes sociais da CNTTL, explicando qual será a linha de ação da nova secretaria.
Marrom ressaltou ainda a necessidade de reforçar a luta pelos trabalhadores do setor, que inclui vários modais. ‘Complexo’, como ele define, o setor tem entre seus trabalhadores os entregadores por aplicativos e caminhoneiros autônomos, duas das categorias que mais precisam de atenção e organização na atual conjuntura.

Somente os entregadores e motoristas que trabalham em plataformas e aplicativos digitais de serviços  no Brasil eram em 2022, cerca de 1,5 milhão, o que representa 1,7% da população ocupada no setor privado. Eles ganham, em média, dois salários mínimos e têm jornadas acima de 40 horas semanais, segundo o inédito módulo Teletrabalho e Trabalho por Meio de Plataformas Digitais da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgado hoje pelo IBGE.

Do total de trabalhadores que prestavam serviços nas plataformas digitais, ainda segundo a pesquisa, 47,2% (704 mil motoristas) atuam por meio de aplicativos de transporte de passageiros (exceto táxi), seguido de entrega de comida e produtos (39,5% ou 589 mil).

“O ramo do transporte é um ramo muito complexo, por terra, ar, mar e trilhos. Dentro da nossa confederação representamos todos e temos também o segmento dos caminhoneiros autônomos, que gente já vem fazendo uma longa luta por eles, com o companheiro Litti”, disse Marrom, enaltecendo o trabalho de Carlos Alberto Litti Dahmer, também dirigente da CNTTL.

A criação da secretaria, ele finaliza, “é um reconhecimento, mas não é minha [a secretaria], mas sim do ramo e da CUT”. Veja no vídeo.

No 14º CONCUT foram criadas quatro novas secretarias. Além de Transporte e Logística, foram criadas as secretarias de Economia Solidária; LGBTQIA+, e de Pessoas Aposentadas, Pensionistas e Idosas.

Do Portal da CUT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast