CUT é a maior central sindical do Brasil

Central representa base de mais de 24 milhões de trabalhadores

Com 30 anos de luta, a Central Única dos Trabalhadores (CUT), representa 34,39% dos trabalhadores sindicalizados (24 milhões de trabalhadores), segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), publicado no Diário Oficial da União de sexta-feira (18). Mais de três mil entidades são filiadas à CUT, o que a torna a maior central do País.

Outras quatro centrais atingiram o índice mínimo (7%) exigido por lei para que o MTE reconheça a representação sindical. São elas: Força Sindical (12,9%), União Geral dos Trabalhadores (11,92%), Central dos Trabalhadores do Brasil (9,33%) e Nova Central (8,01%).

Em conversa com a Agência PT, o secretário Nacional de Organização da CUT, Jacy Afonso, disse que a liderança da CUT no movimento sindical, se deve ao trabalho diário nas bases, e a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores nas negociações com o governo e com os setores privados.

História – A CUT foi fundada em 28 de agosto de 1983, em São Bernardo do Campo (SP). Mais de cinco mil trabalhadores participaram do congresso de fundação da entidade.

Entre seus fundadores, está o ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

No mês de junho, ex-secretário de relações internacionais da CUT, o professor João Felicio, foi eleito para presidir a Central Sindical Internacional (CSI). A CSI, é a maior central sindical do mundo.

Por Marcos Paulo Lima, da Redação da Agência PT de Notícias

PT Cast