CUT e sindicatos participam da Marcha da Consciência Negra em SP

Na segunda-feira, 20/11, também ocorrerão atos e marchas em outras cidades do interior paulista

Rovena Rosa/Agência Brasil

A 14ª Marcha da Consciência Negra em São Paulo será na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro. O mote deste ato é “Contra o Racismo e o genocídio: por um projeto político de vida para o povo negro”.

Na capital, a atividade inicia às 13h, no Museu de Artes de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista nº1578, com ato e atividades culturais. Às 16h, os movimentos sairão em marcha até o Teatro Municipal de São Paulo, no centro da capital.

Secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Silva, reforça que esta data significa a resistência do povo negro.

“Nossa luta é contra as diversas formas de violência, como o racismo institucional, que leva a nossa população a serviços precarizados e a piores salários. A reforma Trabalhista afetará ainda mais os negros e as negras, principalmente num país onde o trabalho intermitente passou a ser realidade”, afirma.

Para Rosana, é preciso conscientizar a população sobre os direitos que estão sendo retirados, resgatando referências brasileiras.

“Reafirmamos a nossa luta, a partir do legado de guerreiros e guerreiras negras como Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Milton Santos, Dandara e Zumbi dos Palmares”, diz.

Além da capital, atos e marchas também ocorrerão em outras cidades da Grande São Paulo e do interior paulista. (Confira ao final da matéria)

Conquista do movimento negro

Em 20 de novembro, o Brasil celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, período em que marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos símbolos de luta que, ao lado de sua companheira Dandara, resistiu à escravização de negros e de negras no Brasil após a diáspora africana.

Zumbi foi morto em 1965, em Pernambuco, por tropas comandadas pelo bandeirante paulista Domingos Jorge Velho.  Essas referências permanecem presentes no imaginário brasileiro, ainda mais em tempos de golpe em que os movimentos populares, negro, sindical, entre outros, enfrentam uma série de retiradas de direitos.

CAPITAL
14ª Marcha da Consciência Negra, a partir das 13h
Contra o racismo, o Genocídio: Por um projeto político de vida para o povo negro
: Masp – Avenida Paulista, 1.578 – São Paulo-SP

CAMPINAS
Marcha Zumbi dos Palmares, a partir das 10h
Local:
 Concentração na Estação Cultura, Praça Marechal Floriano Peixoto. Depois haverá cortejo pela Rua 13 de Maio (rua do Comércio de Campinas), Conceição, Barão de Jaguará, Av. Benjamim Constant e Av. Francisco Glicério. A atividade terminará no Largo do Rosário.

SOROCABA
Marcha Zumbi & Dandara – a partir das 10h
Local:
 Rua Barão de Tatuí, em frente à Capela João de Camargo
Informações: Após Ato Ecumênico, os participantes seguirão para Feira Crespa na Praça Coronel Fernando Prestes

OSASCO
Marcha da Consciência Negra – concentração às 10h
Local: Estação de trem em Osasco, Praça Antônio Menck, 74, Centro, Osasco-SP

GUARULHOS
Marcha da Consciência Negra em Guarulhos, Contra o Racismo e o Genocídio: Nossas Vidas Importam – concentração às 10h
R. Profª Anita Guastini Eiras, 65

DA CUT