Dandara dos Palmares e Luísa Mahin entram no Livro dos Heróis da Pátria

Senado aprovou o projeto que inclui os nomes no livro que reúne homens e mulheres que tiveram destaque na defesa pela liberdade do Brasil

Dandara dos Palmares e Luísa Mahin terão seus nomes inscritos no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria. O Senado aprovou nesta quarta-feira (27) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 55/2017 que as inclui no livro que reúne homens e mulheres que se destacaram na defesa da liberdade do país.

O nome de Dandara foi proposto pelo deputado federal Valmir Assunção (PT-BA). “Agora, temos duas mulheres negras, de histórias de luta, fundamentais para nossa ancestralidade. Vamos acompanhar o trâmite final e celebrar, pois isso mostra a força da mulher, da luta por terra e por liberdade. Principalmente no período e a conjuntura política que vive o Brasil. Não tenho dúvida que a aprovação desse projeto será uma das muitas vitórias que teremos”, afirmou o deputado.

Para o Senador Humberto Costa (PT-CE), a aprovação do projeto “faz justiça a duas heroínas negras que atuaram na libertação dos escravos no Brasil”.

As heroínas

Dandara lutou lado a lado com Zumbi dos Palmares, e foi de grande importância para libertação do quilombo e pelo enfrentamento a escravidão no Brasil.

Luísa Mahin foi líder dos escravos malês na Bahia e esteve à frente da Sabinada, revolta de caráter separatista ocorrida naquela província.

Da Redação da Secretaria Nacional de Mulheres do PT com informações do Senado Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast