Datafolha: 93% rejeitam atos terroristas e maioria responsabiliza Bolsonaro

Levantamento aponta também que maioria da população apoia a prisão e punição dos responsáveis pelos atos violentos contra os três poderes da República

Bolsonaristas depredaram patrimônio público em Brasília - Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A maioria maciça da população brasileira rejeita e condena os atos de terrorismo e de vandalismo praticados no último domingo (8) por bolsonaristas radicais que invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes na capital federal.

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, divulgada pela jornal Folha de S. Paulo na quarta-feira (11), revela que 93% dos brasileiros condenam os ataques, sendo que apenas 3% se disseram favoráveis aos atos antidemocráticos e 2% não souberam opinar.

A pesquisa do Instituto Datafolha também mostra que 55% dos brasileiros consideram que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) teve responsabilidade nos ataques terrotistas promovidos por seus apoiadores em Brasília.

Com relação às prisões, das 1.214 pessoas ouvidas pela pesquisa, 46% acreditam que os envolvidos nos atos terroristas devem ser presos, enquanto que 15% acham que a maioria deveria ir para a cadeia e outros 26% consideram que somente alguns dos envolvidos deveriam ser presos. Apenas 9% dos entrevistados acham que ninguém deveria ser detido  4% não souberam responder.

Com relação à aplicação da lei para os radicais bolsonaristas que realizaram ataques sem precedentes na história do Brasil aos poderes da República, 77% dos entrevistados acreditam que eles receberão punição. 42% esperam uma pena dura para os crimes cometidos, enquanto que 35% aguardam uma pena mais branda. Das pessoas ouvidas, apenas 17% não acreditam em nenhum tipo de punição e 6% não quiseram opinar.

A pesquisa Datafolha foi realizada por telefone durante os dias 10 e 11 deste mês e ouviu pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro do levantamento é de três pontos percentuais para cima ou para baixo.

Durante os ataques ao Palácio do Planalto, Supremo Tribunal Federal e Congresso Nacional, os terroristas quebraram vidraças, destruíram e incendiaram móveis e objetos de arte de valor incalculável, violaram gabinetes de autoridades, além de roubar equipamentos e até mesmo armas.

De acordo com as autoridades policiais que investigam os atos terroristas ocorridos em Brasília, mais de 1.100 bolsonaristas que participaram dos ataques estão presos e já foram transferidos para presídios da capital federal.