DataPoder: Haddad volta a crescer e tem 25% das intenções de voto

Pesquisa do Instituto DataPoder360, divulgada nesta quinta-feira (4), mostrou empate entre Fernando Haddad e Jair Bolsonaro na simulação do 2º turno

Claudio Kbene

Fernando Haddad, candidato de Lula à Presidência, participa do debate da Record

A pesquisa do Instituto DataPoder360, divulgada na noite de quinta-feira (4), mostrou que Fernando Haddad voltou a crescer na corrida presidencial. Segundo o levantamento, o petista cresceu 3 pontos e agora tem 25% das intenções de votos, contra 30% de Jair Bolsonaro (PSL).

Ciro Gomes (PDT) apareceu em terceiro com 15%, seguido de Geraldo Alckmin (PSDB) com 7% e Álvaro Dias (Podemos), com 4%. A pesquisa DataPoder foi realizada por telefone, entre os dias 3 e 4 de outubro com 4.000 eleitores em 375 cidades das 27 unidades da federação. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O registro na Justiça Eleitoral é BR-07142/2018.

A pesquisa foi realizada por meio de ligações para telefones celulares e fixos. Segundo o DataPoder360, nenhuma classe social é excluída do levantamento, uma vez que cerca de 90% dos brasileiros têm acesso a telefone. Ainda de acordo com o instituto, o sistema faz discagens aleatórias e de maneira parametrizada para atingir comunidades de todas os segmentos demográficos. Como cada telefone está atribuído a um CEP, é possível atingir áreas de alto, médio e baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Voto das mulheres

A pesquisa mostrou também que o voto feminino também continua sendo muito relevante para o desfecho desta Eleição 2018. Entre os eleitores indecisos, que dizem votar branco ou nulo, as mulheres são 6% – contra apenas 1% dos homens. Entre os candidatos, Bolsonaro é o que registra a maior diferença entre o voto de homens e mulheres, com 39% e 23%, respectivamente. Fernando Haddad, por sua vez, apresenta mais equilíbrio entre os dois segmentos com 26% das mulheres e 24% dos homens.

Da Redação da Agência PT de Notícias